Um Último Olhar Para As Plumas de Encélado

Space Today
12 set 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

A pequena sequência de imagens acima apresenta a última observação dedicada feita pela sonda Cassini das plumas de Encélado.

As imagens foram obtidas num período de aproximadamente 14 horas enquanto as câmeras da Cassini espiavam o satélite congelado e ativo de Saturno. A visão durante toda a sequência, mostra o lado noturno do satélite, mas a perspectiva da Cassini variou durante a sequência. A sequência de imagens começa com uam visão da parte da superfície iluminada pela luz refletida de Saturno e transições para o terreno completamente não iluminado. O tempo de exposição das imagens muda durante a sequência, para que os detalhes mais apagados se tornem visíveis. As mudanças também fazem com que as estrelas de fundo se tornem visíveis.

As imagens usadas para essa sequência foram feitas em 28 de Agosto de 2017, usando a câmera de ângulo restrito da Cassini. As imagens foram adquiridas a uma distância de Encélado que variou de 1.1 milhão para 868 mil quilômetros. A escala da imagem também muda durante a sequência, de 7 para 5 km por pixel.

A missão Cassini é um projeto cooperativo da NASA, ESA, e ISA. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão da Caltech em Pasadena, na Califórnia, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imagens da Cassini fica baseado no Space Scinece Institute, em Boulder, no Colorado.


Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite:

https://saturn.jpl.nasa.gov e

https://www.nasa.gov/cassini.

O site da equipe de imageamento da Cassini é o:

https://ciclops.org.

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia21887/last-enceladus-plume-observation

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.