Um Dos Buracos Negros Mais Leve No Centro de Uma Galáxia Intriga os Astrônomos

Space Today
19 jan 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

A imagem acima foi feita com a Advanced Camera for Surveys, a ACS do Hubble e registra uma galáxia localizada na constelação de Virgo. A câmera foi instalada em 2002, e seu campo de visão vasto é o dobro da câmera anterior, isso faz com que ela possa capturar imagens surpreendentes com uma grande nitidez e uma enorme sensibilidade, como podemos ver aqui.

A bela galáxia espiral visível no centro da imagem é conhecida como RX J1140.1+0307, e apresenta um mistério interessante. Olhando de primeira, essa galáxia se parece muito com uma galáxia espiral normal, mais ou menos como deve ser a nossa galáxia, a Via Láctea.

A Via Láctea, como a maior parte das grandes galáxias, possui um buraco negro supermassivo no seu centro, mas algumas galáxias têm no seu centro buracos negros mais leves, de massa intermediária. A RX J1140.1+0307, é uma dessas galáxias. De fato, ela tem no seu centro um dos buracos negros de menor massa conhecido em qualquer núcleo galáctico luminoso. O que intriga os cientistas sobre essa galáxia, é que as contas não fecham. Com esse buraco negro de massa relativamente baixa, os modelos para a emissão do objeto não podem explicar o espectro observado, a menos que existam outros mecanismos que tenham um papel importante na interação entre as partes internas e externas do disco de acreção ao redor do buraco negro.

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/potw1702a/

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • Mendigo

    Muito bom

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.