nh-pluto-day_1

Um Dia Em Plutão e Caronte

Space Today
23 nov 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

nh-pluto-day_1

O dia de Plutão é equivalente a 6.4 dias na Terra. As imagens usadas para montar esse belo mosaico foram feitas pelos  instrumentos LORRI (Long Range Reconnaissance Imger) e RALPH da sonda New Horizons entre os dias 7 e 13 de Julho de 2015, quando a sonda se aproximava de Plutão, com a primeira imagem feita a 8 milhões de quilômetros de distância e a última feita a 645000 quilômetros de distância. Nas imagens mais distantes não é possível observar a feição em forma de coração conhecida como Tombaugh Regio, que só ficou visível quando a sonda passou mais perto do planeta anão. O lado do coração foi apelidado pela equipe da New Horizons como sendo o Hemisfério do Encontro.

Essas imagens revelam muitos detalhes de Plutão, incluindo as diferenças entre o Hemisfério do Encontro e o chamado Lado Oculto/Distante/Escuro, ou seja, o lado que não foi observado pela New Horizons em detalhe. Alguns artefatos de imagem podem ser observados na parte inferior do disco de Plutão, artefatos esses causados pela maneira com a qual as imagens foram combinadas para criar esse mosaico.

nh-charon-day_1

Carente, como Plutão, também tem um dia que dura o equivalente a 6.4 dias terrestres. As fotos foram feitas pelos mesmos instrumentos e nos mesmos dias, entre 7 e 13 de Julho de 2015. As imagens mais distantes contribuíram para mostrar uma região de Caronte com poucas feições em sua superfície. A região com mais detalhes e que foi melhor imageada pela sonda New Horizons apareceu para as câmeras da sonda quando ela estava mais próxima do satélite.

Os mesmos artefatos identificados nas imagens de Plutão também foram observados nas imagens de Caronte.

É a primeira vez que se mostra em detalhe o que seria um dia completo tanto em Plutão como em Caronte. Mais uma vez, parabéns a todos os participantes da missão da sonda New Horizons, que estão a cada dia escrevendo um novo capítulo na história do nosso conhecimento sobre o Sistema Solar.

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/a-day-on-pluto-a-day-on-charon

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • Cristiano Montenaro

    Impressionante!! Eu tinha visto essas imagens e fiquei imaginando como eles fotografaram o “outro” lado de Plutão. Muito legal.