image

Um Cartão Postal de Marte – O Pico Salsberry

Space Today
4 jan 2015

image

observatory_150105As belas imagens aqui mostradas são na verdade formadas por 28 imagens brutas obtidas pela câmera Mastcam do rover Curiosity, e mostram uma visão panorâmica dos arredores do rover dentro da Cratera Gale no Sol 844 da missão, que corresponde ao dia 21 de Dezembro de 2014 na nossa contagem de tempo. As cores na imagem principal são aquelas que seriam vistas na luz ambiente de Marte, para uma visão mais parecida com o que seria visto na Terra, vejam a imagem no final do post.

O elevado afloramento rochoso na parte esquerda da imagem é chamado de Pico Salsberry, em homenagem a uma montanha existente no Vale da Morte, na Califórnia. Esse foi o destino do Curiosity depois de passar pela Whale Rock, um afloramento menor, que revelou camadas indicando a formação pela ação da água, provavelmente até antes da formação do pico central da cratera, o Monte Sharp (Aeolis Mons). Abaixo você pode encontrar um mapa com toda a travessia já percorrida pelo Curiosity.

image

As imagens foram montadas usando o Photoshop e, embora a colagem entre as 28 imagens não seja perfeita, as imagens finais mostram realmente a beleza da paisagem na Cratera Gale. Olhando essas imagens, mais uma vez, é fácil esquecer que você está olhando para uma paisagem em outro planeta.

image

Fonte:

http://lightsinthedark.wordpress.com/2015/01/03/a-postcard-from-mars-salsberry-peak-panorama/

alma_modificado_rodape105

 

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários