A Cosmic Rainbow in Ultra HD

Um Arco-Íris Cósmico em Ultra HD

Space Today
17 ago 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

A Cosmic Rainbow in Ultra HD

Nesta fotografia panorâmica tirada por Babak Tafreshi – um dos membros da equipe da Expedição Ultra HD do ESO – as antenas do Observatório ALMA parecem estar a apreciar a Via Láctea, que se curva tal com um arco-íris galáctico de poeira e estrelas, sobre o planalto do Chajnantor nos Andes chilenos.

Situado 5000 metros acima do nível do mar, o planalto do Chajnantor serve de terreno de caça ideal para o ALMA. A rede faz observações nos comprimentos de onda do milímetro e submilímetro, explorando assim as regiões mais frias do Universo. A aridez extrema do planalto faz com que muito menos radiação submilimétrica seja absorvida e atenuada pelo vapor de água, contrariamente ao que aconteceria se estivéssemos mais perto do nível do mar.

Assim como o ALMA tenta capturar os segredos do Universo, Babak Tafreshi e os seus companheiros de equipa tentam capturar a beleza e o esplendor dos observatórios do ESO e das paisagens invulgares que os rodeiam. Composta por quatro astrofotógrafos de renome e Embaixadores Fotográficos do ESO, a expedição Ultra HD do ESO pretendeu dar a conhecer ao público o trabalho que se desenvolve no Chile através de bonitas fotografias e vídeos em Ultra HD.

Fonte:

http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1533a/

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários