pia18322_1041

Três Luas Crescentes No Céu de Saturno

Space Today
23 jun 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

pia18322_1041

Uma lua crescente é algo familiar de se ver no céu da Terra, mas com muitas luas de Saturno, você pode ver três ou mais luas crescentes de uma só vez.

E foi isso que a sonda Cassini viu. As três luas mostradas aqui – Titã (5150 quilômetros de diâmetro), Mimas (396 quilômetros de diâmetro) e Reia (1527 quilômetros de diâmetro) – mostram contrastes marcantes. Titã, a maior lua na imagem, aparece nebulosa pois só é possível ver suas camadas de nuvens. E pelo fato da atmosfera de Titã refratar a luz ao redor da lua, sua forma crescente vai um pouco além do que o próprio tamanho da lua. Reia (no canto superior esquerdo) aparece rugosa devido a sua superfície congelada e totalmente repleta de crateras. E numa inspeção detalhada de Mimas (na parte central inferior), apesar de ser difícil de ver nessa escala, pode-se observar irregularidades devido à sua história violenta.

A imagem foi feita com as câmeras da Cassini apontadas para o hemisfério de Saturno contrário a Titã. O norte de Titã está para cima. A imagem foi feita na luz visível com a câmera de ângulo restrito da sonda no dia 25 de Março de 2015.

A imagem foi obtida a uma distância de aproximadamente 2.0 milhões de quilômetros de Titã. A escala da imagem em Titã é de 121 quilômetros por pixel. Mimas estava a 3.1 milhões de quilômetros com uma escala de 18.4 quilômetros por pixel. Reia estava a 3.5 milhões de quilômetros com uma escala de 21.1 quilômetros por pixel.

A missão Cassini é um projeto cooperativo da NASA, ESA, e da Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imageamento fica baseado no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.

Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens visite  http://saturn.jpl.nasa.gov ou http://www.nasa.gov/cassini. O site da equipe de imageamento da Cassini é http://ciclops.org .

Fonte:

http://www.nasa.gov/jpl/cassini/pia18322/triple-crescents

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • Cristiano Montenaro

    Imagem inspiradora para um sonho…