pia20493-1041

Tétis e Hipérion – Tão Perto… E Tão Longe…

Space Today
15 ago 2016

Users who have LIKED this post:

  • avatar

pia20493-1041

As luas de Saturno, Tétis e Hipérion, parecem ser vizinhas próximas nessa bela imagem da sonda Cassini, mesmo estando localizadas a 1.5 milhão de quilômetros de distância uma da outra. Tétis é o maior corpo visto na parte esquerda da imagem.

Essas luas congeladas de Saturno são mundos bem diferentes. Para aprender mais sobre Hipérion, que tem 270 quilômetros de diâmetro, visite: http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14583, e para aprender mais sobre Tétis com seus 1062 quilômetros de diâmetro, visite: http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA09766.

Essa imagem foi feita com a sonda olhando na direção de Tétis. O norte em Tétis está para cima e rotacionado 1 grau para a esquerda. A imagem foi feita na luz vizível, com a câmera de ângulo restrito da sonda Cassini, no dia 15 de Agosto de 2015.

A imagem foi adquirida a uma distância aproximada de 1.2 milhão de quilômetros de Tétis. A escala da imagem é de 7 quilômetros por pixel. A distância até Hipérion era de 2.7 milhões de quilômetros no momento da imagem, com uma escala de 16 quilômetros por pixel.

A missão Cassini é um projeto cooperativo da NASA, ESA e da ISA. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Insituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras de bordo, foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL.

Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite a página:

http://saturn.jpl.nasa.gov, e

http://www.nasa.gov/cassini.

A página da equipe de imageamento da Cassini, é:

http://ciclops.org.

Fonte:

http://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia20493/distant-moons

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários