Terraformar Marte É Impossível Com a Tecnologia Atual – Space Today TV Ep.1390

Space Today
30 jul 2018

—————————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

—————————————————————————–

Um dos temas mais comentados atualmente, principalmente quando se fala na colonização de Marte é a terraformação do Planeta Vermelho.

Terraformar Marte, quer dizer, a grosso modo, transformar o planeta que hoje é inóspito para viver num lugar mais amigável para a vida, com uma atmosfera mais espessa, água líquida na superfície, poder plantar, produzir algo e criar uma colônia autosustentável.

Terraformar Marte, obviamente é algo muito mais complexo que isso e vem sendo estudado de forma exaustiva por muitos pesquisadores ao redor do mundo.

Pode-se dizer que a primeira etapa nesse processo de terraformação seria transformar a atmosfera de Marte, deixar ela mais espessa, e isso seria feito aumentando a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, isso esquentaria o planeta e deixaria a atmosfera bem mais espessa que a fina atmosfera que existe hoje.

Basicamente Marte, tem H20 e CO2 que poderia de alguma forma ser usado para a dar início ao processo de terraformação de Marte.

Será que seria possível então usar o H2O e o CO2 de Marte para esquentar o planeta, e espessar a sua atmosfera?

Em um artigo publicado na revista Nature Astronomy pesquisadores falaram que usando as tecnologias disponíveis hoje, terraformar Marte é algo impossível de se fazer.

O H2O e o CO2 que existe em Marte está armazenado nas calotas polares e nas rochas.

Usando dados de sondas como a MAVEN, os pesquisadores calcularam a quantidade de H20 e CO2 em Marte e concluíram que a quantidade é insuficiente para que possa ser usado para espessar a atmosfera e esquentar o planeta.

A quantidade acessível de CO2 em Marte seria capaz de aumentar menos de 10 graus Celsius, e de acordo com os pesquisadores, isso não faria a menor diferença em Marte, para deixar o planeta amigável para vida.

Além disso, se existir mais CO2 em Marte, ele deve estar em locais de difícil acesso e isso inviabilizaria a sua retirada e o processo de lançamento dele na atmosfera.

Nós sabemos que existe uma grande quantidade de CO2 nas calotas polares, e o Elon Musk, no passado chegou a sugerir bombardear as calotas polares com bombas nucleares para liberar o CO2 e o próprio solo de Marte com explosivos para aumentar a quantidade de poeira na atmosfera e assim aquecer o planeta.

Porém essa e várias outras ideias ficam só na proposta teórica, pois na prática é totalmente impossível e inviável de ser feita com a tecnologia existente hoje.

Apesar de tudo isso, óbvio que Marte, por estar relativamente próximo, e sabermos bem como chegar lá, é o melhor candidato que temos hoje para transformar e deixar parecido com o nosso planeta, mas isso ainda deve demorar muito tempo.

Um dos pesquisadores diz que, nós, hoje somos especialistas em aquecer um planeta, estamos fazendo isso com a Terra, derramando CO2 na sua atmosfera como se não houvesse amanhã e se tivesse CO2 suficiente em Marte para fazermos esse processo, em 100 anos seria possível aquecer o planeta Vermelho, com a tecnologia disponível.

Portanto, hoje, pode-se afirmar que é impossível terraformar o planeta Marte.

fontes:

https://www.nasa.gov/press-release/goddard/2018/mars-terraforming

https://phys.org/news/2018-07-mars-terraforming-present-day-technology.html

https://www.space.com/41318-we-cant-terraform-mars.html

Artigo:

https://www.slideshare.net/sacani/inventory-of-co2-available-for-terraforming-mars

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.