thumbnail_ep_92

Space Today TV Ep.92 – Planetas, Planetas, Exoplanetas (Será?)

Space Today
19 dez 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

– Hoje vamos tentar esclarecer o que os astrônomos descobriram talvez na fronteira do Sistema Solar e também falar um pouco sobre o exoplaneta ao redor da estrela WOLF1061.

– A uma semana atrás, apareceram dois artigos no repositório Arxiv.Org, relatando que astrônomos usando o ALMA encontraram os objetos mais distantes do Sistema Solar, na direção da estrela Alpha Centauri que é a estrela mais próxima do Sol. Um dos objetos descobertos aparece nas regiões extremas do Sistema Solar e dependendo da distância poderia ser hipotetizado como uma super-Terra.

– Toda vez que uma notícia como essa é dada, os defensores de Nibiru, Planeta X e outras ideias ficam em frenezi total. Mas temos que ir com calma com as conclusões.

– Primeiro ponto: O arxiv.Org é um repositório de artigos, que são ali colocados antes de serem revisados pelos pares e publicados em revistas especializadas. Assim, os artigos foram emitidos para o arxiv para que possam ser avaliados para os pares e os resultados serem discutidos. Isso os próprios autores falaram.

– Segundo ponto: somente duas observações foram feitas desse objeto, o que é muito pouco para se ter uma conclusão definitiva sobre o que esse objeto é.

– Mas vamos lá, como sempre digo na ciência, analisamos as observações e levantamos hipóteses para tentar confirmar ou não o que observamos.

– Em 2014, o ALMA encontrou um objeto apagado na direção da estrela Alpha Centauri A e B. Em Maio de 2015, o objeto foi observado novamente agora de maneira mais clara.

– Como o objeto está a uma distância de poucos arcos de segundo do sistema Alpha Centauri, parece ser razoável presumir que ele poderia ser parte desse sistema, e seria a Alpha Centauri D. O sistema está a 4 anos-luz de distância , e nessa distância, dado o brilho do objeto nos comprimentos de onda submilimétricos, ele seria uma estrela do tipo anã vermelha.

– Mas se fosse uma estrela ele também seria claramente visível no comprimento de onda do infravermelho, assim, se esse objeto é Alpha Centauri D, nós já deveríamos ter visto ele a muito tempo atrás.

– Como o objeto não parece então fazer parte do sistema Alpha Centauri, ele precisa ser mais próximo e correspondentemente menor. Com somente duas observações é impossível determinar a órbita do objeto, assim só podemos tentar estimar sua distância e seu tamanho.

– Vamos às possibilidades:

– Possibilidade 1 e a mais provável – um objeto trans-netuniano extremo, localizado a cerca de 100 unidades astronômicas de distância do Sol, que é bem mais distante que Sedna, que está a 86UA. Isso faria desse objeto o mais distante do Sistema Solar, mas provavelmente menor que Plutão.

– Possibilidade 2 a mais provável para os descobridores do objeto – um objeto localizado a 300 UA com cerca de 1.5 vezes o tamanho da Terra, fazendo com que ele fosse a primeira super-Terra encontrada no nosso Sistema solar. Temos que ter cuidado com essa ideia devido a localização do objeto. Alpha Centauri está localizada a cerca de 42 graus da eclíptica. Os maiores objetos do sistema solar estão a poucos graus da eclíptica, e mesmo Sedna tem um uma inclinação de somente 12 graus. Assim as chances dele ser uma super-Terra parece pouco provável.

– Possibilidade 3 – o objeto seria uma anã marrom fria localizada a cerca de 20000 UA, esse objeto deveria também ser visto no infravermelho, então novamente é levantada a questão de porque não havíamos observado esse objeto antes, a sua proximidade de Alpha Centauri faria com que esse objeto fosse fácil de encontrar.

– Obviamente que para se saber ao certo o que esse objeto é, precisamos esperar novas observações, mas continuaremos aqui acompanhando. Não importa o que ele seja, uma coisa que é clara é que existe algo vagando nas fronteiras do Sistema Solar.

– O outro artigo relata a descoberta de outro objeto previamente não observado anteriormente no Sistema Solar, que já tem até nome, Gna, ele tem entre 200 e 800 km de diâmetro e localiza-se entre 12 e 25 UA do Sol.

– Isso faz com quer Gna tenha uma órbita dentro da porbita de NEtuno e é um possível novo objeto Centauro.

– Porém, devido a falta de observações, existe uma grande incerteza nas conclusões obtidas e na estimativa do tamanho e da distância.

– Existe uma explicação alternativa de que esse seria um corpo muito maior- talvez um planeta gigante, ou até mesmo uma anã marrom localizado entre 2500 e 4000 UA do Sol.

– Agora falando um pouco de exoplanetas, uma equipe de astrônomos registrou 3 exoplanetas orbitando a estrela Wolf 1061, sendo que um deles está na zona habitável. Essa estrela localiza-se a 14 anos-luz de distância da Terra.

– Os exoplanetas descobertos tem um tamanho que varia entre 1.3 e 5.2 vezes o tamanho da Terra.

– Todos os 3 exoplanetas tem uma massa pequena e podem ser de natureza rochosa.

– O Wolf 1061d cai fora da zona habitável da estrela, e o Wolf1061b fica muito próximo da estrela para ser habitável.

– Já o Wolf 1061C se localiza na zona habitável da estrela, onde a água pode existir em estado líquido. Os exoplanetas foram descobertos usando o equipamento HARPS instalado no telescópio de 3. 6 metros do Observatório de La Silla no Chile.

– Exceto o Gliese 667C, que está localizado a 22 anos-luz de distância da Terra, a maior parte dos pequenos planetas terrestres embora sejam abundantes na Via Láctea ficam localizados a centenas ou a milhaares de anos-luz de distância.

– Esses exoplanetas não foram descobertos com a tradicional técnica de trânsito, foi usado o efeito Doppler, os autores acreditam que devido a proximidade dos planetas da estrela existe uma grande chance que eles possam passar na frente dela, e se eles fizerem isso, pode ser possível estudar as atmosferas e tentar especular se ele poderia ser amigável para a vida.

 

 

thumbnail_ep_92

Meus contatos:
 
BLOG: http://www.spacetoday.com.br
 
FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday
 
TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1
 
YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv
 
Obrigado pela audiência e boa diversão!!!

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários