thumbnail_ep_62

Space Today TV Ep.62 – A Seca do Brasil Observada do Espaço

Space Today
30 out 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Reservatórios de água vazios, racionamento severo de água e blackouts de energia, são as novas condições enfrentadas pelas maiores cidades na região sudeste do Brasil, que vive a pior seca dos últimos 35 anos de sua história.
Um novo estudo lançado pela NASA estima que a região tem perdido uma média de 56 trilhões de litros de água por ano, de 2012 a 2015. O leste do Brasil como um todo tem perdido uma média de 105 trilhões de litros de água por ano no mesmo período de tempo.
Augusto Getirana, um hidrologista no Goddard Space Center da NASA em Greenbelt, Maryland, analisou a quantidade de água estocada em aquíferos e rios no Brasil de 2012 a 2015, com o interesse de entender a gravidade da seca atual.
Uma nova visualização de 13 anos de dados obtidos pela missão GRACE mostra a distribuição da água pelo Brasil. As regiões em azul indicam aumento da água, ocorrendo mais na região oeste do país, principalmente na floresta tropical, enquanto que as regiões em vermelho indicam o declínio das reservas de água, ocorrendo na sua maioria na parte norte e sudeste do Brasil.
Pode-se ver que o país viveu uma verdadeira montanha russa na perda e no ganho de água. No começo da coleta de dados, em 2002, o Brasil estava saindo de uma seca que começou em 2000. Um período mais úmido se seguiu até 2012, quando as condições de seca novamente se instauraram, devido à falta de chuva, e às temperaturas mais altas que o normal, de acordo com dados suplementares. Porém, pode-se observar claramente que o gráfico mostra uma grande tendência de queda.
O sudeste do Brasil foi atingido em cheio pela seca. Para piorar a situação, o Brasil depende dos rios que alimentam as barragens e os reservatórios, que geram cerca de 75% da energia elétrica no país.
Em Setembro de 2014, por exemplo, o sistema de reservatórios da Cantareira, que fornece água para 8.8 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo, informou que estava operando com cerca de 10.7% de sua capacidade total, uma situação que levou a um forte racionamento de água em toda a região metropolitana da capital paulista.
Meus contatos:
BLOG: http://www.spacetoday.com.br
FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday
TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1
YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv
Obrigado pela audiência e boa diversão!!!

thumbnail_ep_62

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários