THUMBNAIL_EP_60

Space Today TV Ep.60 – As Últimas Imagens e Sobrevoos da Cassini Por Encélado

Space Today
27 out 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

A sonda Cassini da NASA irá amostrar o oceano da lua Encélado de Saturno, nessa quarta-feira, dia 28 de Outubro de 2015, quando ela voará através das plumas expelidas pelo satélite.

A sonda Cassini foi lançada em 1997 e entrou na órbita de Saturno em 2004. Desde então, ela tem estudado o imenso planeta, seus anéis e seu campo magnético. Aqui, alguns pontos interessantes sobre o sobrevoo próximo de Encélado que será realizado pela Cassini:

1-) Encélado é uma lua congelada de Saturno. No início da sua missão, a Cassini descobriu que Encálado possuía uma atividade geológica impressionante, incluindo uma pluma de gelo, vapor de água e moléculas orgânicas que eram expelidas da sua região polar sul. A Cassini mais tarde determinou que a lua tem um oceano global e provavelmente uma atividade hidrotermal, significando que ela poderia ter ingredientes necessários para suportar formas simples de vida.

2-) O sobrevoo fará com que a sonda Cassini, mergulhe o mais fundo possível nas plumas de Encélado, que acredita-se tenham origem no oceano abaixo de sua crosta. A sonda já voou perto da superfície de Encélado anteriormente, mas nunca tão baixo assim e diretamente através das plumas ativas.

3-) O sobrevoo não tem a intensão de detectar vida, mas irá fornecer novas ideias poderosas sobre o quão habitável o oceano de Encélado é.

4-) Os cientistas da Cassini estão esperançosos que o sobrevoo fornecerá ideias sobre quanto de atividade hidrotermal existe em Encélado, que é, uma química envolvendo rocha e água quente. Essa atividade poderia ter implicações importantes para a potencial habitabilidade do oceano para simples formas de vida. A medida crítica para essas questões é a detecção de hidrogênio molecular pela sonda.

5-) Os cientistas também esperam melhor entender a química da pluma como resultado do sobrevoo. A baixa altitude do encontro é, em parte, a intenção de levar a Cassini e sua grande sensibilidade de encontro a moléculas mais pesadas e mais massivas, incluindo moléculas orgânicas, que a sonda tem observado durante as passagens anteriores mais altas através da pluma.

6-) O sobrevoo ajudará a resolver o mistério de se a pluma é composta de uma coluna única, ou de jatos individuais, ou de sinuosas cortinas de erupções congeladas, ou uma combinação dessas atividades. A resposta deixaria claro como o material está chegando à superfície a partir do oceano.

7-) Os pesquisadores não estão certos sobre quanto de material congelado as plumas estão realmente expelindo para o espaço. A quantidade da atividade tem grandes implicações sobre por quanto tempo Encélado pode ter sido ativo.

Uma série de material está disponível online sobre os últimos encontros da Cassini com Encélado:

http://solarsystem.nasa.gov/finalflybys

A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperative da NASA, ESA, e da Agência Espacial Italiana. O JPL gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington.

Para mais informações sobre a Cassini, visite:

http://www.nasa.gov/cassini

http://saturn.jpl.nasa.gov

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/jpl/seven-key-facts-about-cassinis-oct-28-plume-dive

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários