THUMBNAIL_EP_35

Space Today TV Ep.35 – Passagem da ISS Pelo Rio de Janeiro

Space Today
2 set 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

No anoitecer desta desta terça-feira, 1 de setembro de 2015, a Estação Espacial Internacional (ISS) irá cruzar as regiões norte, centro-oeste e sudeste do Brasil.

A ISS começa a ficar visível às 18:24 (horário de Brasília), após a nave espacial passar por Caximbo (PA)
Um minuto depois a ISS passa pelo estado do Mato Grosso, passando em cima das cidades de Alô Brasil e Querência.

Às 18:26 a ISS cruza o estado de Goiás, passando em cima das cidades de Bandeirante (GO), Crixás (GO), Ceres (GO), Pirenópolis (GO), Anápolis (GO), Catalão (GO).

A ISS entra em Minas Gerais, passando em cima de Patos de Minas (MG), São Gotardo (MS), Lagoa da Prata (MG), Campo Belo (MG), Lavras (MG), Bom Jardim de Minas (MG).

A ISS cruza o estado do Rio de Janeiro às 18:28, passando em cima de Vassouras , Nova Iguaçu e desaprece na sombra do oceano após passar pelo Rio de Janeiro (SP).

Para localizar a ISS é só olhar para o oeste no horário determinado no mapa.

Quanto mais próximo o observador estiver da linha central de passagem, mais brilhante estará a Estação Espacial Internacional no céu, a nave será mais brilhante que as estrelas que estiverem no céu.

O show espacial é rápido e dura no máximo 8 minutos pois a ISS viaja no espaço a 7.4 km/s ou 26.640 km/h. A nave está em média a 400 km de altura e foi construída com a ajuda dos ônibus espaciais que levaram algumas partes para serem montadas pelos astronautas no espaço. É a maior nave espacial construída pelo homem, com 419 toneladas.

No momento 6 astronautas estão a bordo. Dois destes astronautas irão ficar quase 1 ano no espaço, no primeiro preparativo de pesquisa humana para uma futura missão ao planeta Marte.

O único brasileiro que esteve na Estação Espacial Internacional (ISS) foi o astronauta Marcos Pontes em abril de 2006 na missão Centenário em homenagem ao histórico voo de Santos Dumont.
No dia 2 de setembro de 2015 será lançada rumo a ISS a capsula Soyuz TMA-18M do Complexo de Lançamento LC1 ‘Gagarin Start’ no Cosmódromo de Baikonur, noCazaquistão. A tripulação é composta por Sergei Volkov (Rússia, Roscosmos), Andreas Mogensen (Dinamarca, ESA) e por Aydin Aimbetov (Cazaquistão, Kazcosmos).

Sergei Volkov será integrado na Expedição 45/46, enquanto Andreas Mogensen e Aydin Aimbetov farão uma rápida visita ao complexo orbital.

Originalmente, o terceiro membro da tripulação seria a cantora britânica Sarah Brightman que iria ao espaço como uma turista espacial, mas em 13 de maio de 2015, ela anunciou que tinha se retirado dos treinamentos. O cosmonauta Aidyn Aimbetov foi o seu substituto. O astronauta da ESA Andreas Mogensen se tornará o primeiro dinamarquês no espaço.

Autoridades da Roscosmos decidiram abrir mão do perfil de encontro rápido de seis horas, porque a órbita da Estação Espacial está muito alta após uma manobra de correção para desviar de detritos espaciais.

A tripulação irá ficar dois dias no espaço e neste momento a ISS e a nave Soyuz TMA-18M poderão ser vistas a olho nu passando pelo céu no Brasil em “perseguição” para a acoplagem das naves. A página do face: O que ver no céu – astronomia irá informar todas as passagens visíveis nesta semana.

A acoplagem da nave Soyuz TMA-18M está previsto para as 07:42 GMT (04:42 no horário de Brasília) em 4 de setembro de 2015.
Com a previsão da chegada da tripulação da Soyuz TMA-18M, a Estação Espacial Internacional vai estar temporariamente com nove pessoas no espaço, uma equipe com três integrantes da Rússia, três dos Estados Unidos, um do Japão, um da Dinamarca e um do Cazaquistão.

A nave Soyuz TMA-18M será a nave que irá trazer para a Terra o russo Mikhail Kornienko e o americano Scott Kelly. Eles irão ficar quase um ano no espaço, no primeiro preparativo de fisiologia humana para uma missão rumo ao planeta Marte.

Rastreio em tempo real com imagens do espaço da ISS.

As vezes podem acontecer cortes na imagem devido a falta de cobertura dos links de comunicação.

http://iss.stormway.ru/index.html

Fonte:

Meus Contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://youtube.com/spacetodaytv

Boa diversão e obrigado pela audiência!!!

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários