thumbnail_ep_27

Space Today TV Ep. 27 – As Diferenças Entre Cometas, Asteroides, Meteoroides, Meteoros e Meteoritos

Space Today
14 ago 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Essa semana, sem dúvida alguma foi muito movimentada para todos nós na Terra e para o Sistema Solar. Na madrugada do dia 12 para o dia 13 de Agosto de 2015, tivemos o máximo da Chuva de Meteoros das Perseidas, uma das chuvas de meteoros mais aguardadas de todo o ano, e no dia 13 de Agosto de 2015, o Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, passou pelo seu periélio, ou seja, atingiu o ponto na sua órbita, mais próximo do Sol.

Com tanta rocha passando pra lá e pra cá no nosso Sistema Solar, as vezes temos que parar para pensar nos conceitos e ver como elas são classificadas. Além de tudo isso, um texto que li no portal da Globo, na Revista Galileu, me motivou a vir aqui e gravar esse vídeo para vocês, para esclarecemos as diferenças existentes entre os cometas, os asteroides, os meteoroides, os meteoros e os meteoritos.

Começando com os cometas, eles são rochas espaciais compostas na sua maior parte por gelo, metano, amônia, poeira, oxigênio e outros componentes. Os cometas possuem uma estrutura bem característica, apresentando um núcleo central, um tipo de atmosfera ao redor desse núcleo, que chamamos de coma, e uma cauda de poeira, as vezes apresentando uma cauda gasosa. Os cometas têm suas origens nos confins do Sistema Solar, períodos de longo período, ou seja, aqueles que levam mais de 200 anos para completar uma volta ao redor do Sol, se originam na Nuvem de Oort. Os cometas de período mais curto, aqueles que levam menos de 200 anos na sua órbita são originados do Cinturão de Kuiper.

Os asteroides são grandes pedaços de rocha que se originam do Cinturão de Asteroides, localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter. Os asteroides são de maneira geral metálicos e possuem formas variadas. Algumas vezes, eles têm suas órbitas perturbadas e partem em direção ao Sol e a Terra. Quando passam próximo da Terra, recebem, atualmente o nome de NEOs (Near Earth Objects) e quando são uma ameaça são classificados como PHA (Asteroides Potencialmente Perigosos).

Detritos espaciais, maiores que um grão de areia e menores que um asteroide, são chamados de meteoroides. Um meteoroide é um pedaço de matéria interplanetária que é menor que um quilômetro e frequentemente tem tamanho milimétrico. A maior parte dos meteoroides que entram na atmosfera da Terra são tão pequenos que vaporizam completamente e nunca atingem a superfície. Quando eles conseguem sobreviver e chegam na superfície da Terra, eles recebem outro nome.

Os meteoros, são os fenômenos luminosos que são observados no céu quando uma rocha interplanetária queima ao passar pela atmosfera da Terra. Para reforçar, o termo meteoro se refere ao rastro luminoso causado pelos detritos, e não aos detritos propriamente ditos.

Se alguma parte do meteoroide sobrevive pela passagem na atmosfera da Terra, e atinge o solo, ele é chamado de meteorito. Embora a vasta maioria dos meteoritos tenha tamanho reduzido, o tamanho pode variar de uma fração de rocha, até corpos com 100 kg, ou maiores ainda, tomando proporções dramáticas e destruidoras.

Texto que motivou esse vídeo:

http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2015/08/pico-de-chuva-de-meteoritos-acontece-nesta-semana.html

8477905866_f60ba4e72b_c

Fontes:

http://neo.jpl.nasa.gov/faq/

http://www.nasa.gov/mission_pages/asteroids/overview/fastfacts.html

http://www.universetoday.com/36398/what-is-the-difference-between-asteroids-and-meteorites/

http://io9.com/5987254/whats-the-difference-between-a-comet-asteroid-meteor-meteoroid-and-meteorite

https://prezi.com/fpmepk69bsro/asteroids-comets-meteors-meteorites-and-meteoroids/

http://hubblesite.org/reference_desk/faq/answer.php.id=22&cat=solarsystem

http://www.universetoday.com/100075/infographic-whats-the-difference-between-a-comet-asteroid-and-meteor/

http://blogs.esa.int/rosetta/2015/08/13/rosettas-big-day-in-the-sun/

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

 

FACEBOOK: http://www.facebook.com.br/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado e boa diversão!!!

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários