thumbnail_ep_26

Space Today TV Ep.26 – As Perseidas de 2015

Space Today
12 ago 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

perseids3

Pela primeira vez desde 2007, a chuva das Perseidas irá coincidir com a ausência de luar, estamos na semana da Lua Nova, o que favorece as condições de observação.

A expectativa é uma taxa de 100 meteoros por hora no pico da chuva, porém essa quantidade só será observada no hemisfério norte da Terra e em condições especiais, longe da poluição luminosa. Infelizmente no Brasil, essa chuva não é tão espetacular assim, somente os estados da região norte terão condições de observar um fenômeno mais razoável. Mas de qualquer jeito observe o céu, ele sempre guarda surpresas para todos nós. Só peço que se não ver nada, não se decepcione.

As Perseidas são pedaços do cometa Swift-Tuttle; todo ano, em agosto, a Terra cruza a órbita do cometa e a nuvem de detritos deixada pelo astro.

Essas partículas de gelo e poeira (que vão do tamanho de um grão de areia ao de uma ervilha) entram na nossa atmosfera a cerca de 60 km por segundo.

Nesse caminho, elas esquentam o ar ao redor, causando o feixe de luz característico que pode ser visto da superfície.

Desde o solo, os meteoros parecem partir de um único ponto, chamado radiante. No caso das Perseidas, esse ponto fica na constelação de Perseu, daí o nome.

A chuva de meteoros pode ser vista todo ano de 17 de julho a 24 de agosto, aproximadamente.

As melhores oportunidades de visualização ocorrem no hemisfério Norte, mas as estrelas cadentes também podem ser vistas no hemisfério Sul – no Brasil, as regiões mais ao norte possuem melhores condições de observação.

Para a maioria das pessoas, a visualização a olho nu é a melhor opção. Observadores de meteoros aconselham buscar um local escuro, longe de luzes artificiais, e uma vista desobstruída do céu.

Aconselha-se ainda o uso de cadeiras reclináveis e cobertores para observar o céu em conforto.

Meus contatos:

BLOG: http://www.sapcetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://youtube.com/spacetodaytv

Boa diversão!!! E obrigado pela audiência.

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários