THUMBNAIL_EP_20

Space Today TV Ep.20 – As Recentes Imagens de Plutão Apresentadas Pela NASA em 24 de Julho de 2015

Space Today
30 jul 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

No último dia 24 de Julho de 2015, a NASA realizou uma conferência de imprensa desde a sua sede em Washington, onde foram apresentados os últimos resultados e as mais recentes imagens já baixadas da sonda New Horizons, que no dia 14 de Julho de 2015, realizou o histórico sobrevoo por Plutão.

A equipe apresentou novos resultados, entre eles, uma bela imagem feita pelo instrumento LORRI, olhando Plutão por trás, horas depois do histórico sobrevoo. Nessa imagem é possível ver uma névoa sobre a atmosfera iluminada do planeta anão, névoa essa que se estende por cerca de 80 milhas acima da superfície de Plutão. A descoberta dessa névoa foi surpreendente, pois ela atinge uma altura muito maior do que se esperava anteriormente. Modelos sugerem que a névoa se forma quando a luz ultravioleta quebra as moléculas de metano ali suspensas.

As imagens do LORRI também mostraram evidências de exóticos gelos se movimentando na superfície de Plutão, algo muito parecido com o que ocorre na Terra, com o movimento de geleiras. Esse sinal de uma atividade geológica recente foi detectado na Planície Sputnik, uma área na parte oeste da Tombaugh Regio, o chamado “coração” de Plutão.

Além disso, novos dados composicionais do instrumento Ralph mostraram que o centro da Planície Sputnik é rico em gelos de nitrogênio, monóxido de carbono e metano.

Nesse post no blog discuto com mais detalhes essas novas imagens:

http://spacetoday.com.br/sonda-new-horizons-descobre-gelo-fluindo-em-plutao/

Meus Contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

GOOGLE +: http://www.plus.google.com/SpaceTodayTV

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Boa diversão e informação!!!

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • Tiago Rodolfo

    Boa Sérgio!
    Parabéns pela explicação !
    Ótimas notícias boaaaaa!!!