thumbnail_ep_17

Space Today TV Ep.17 – A Análise das Imagens Detalhadas de Plutão e Suas Luas

Space Today
16 jul 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Montanhas congeladas em Plutão e uma nova e nítida imagem de sua maior lua, Caronte, estão entre as muitas descobertas anunciadas, nessa quarta-feira, dia 15 de Julho de 2015 pela equipe da New Horizons, apenas um dia depois da sonda ter passado por Plutão e seu sistema.

E são essas imagens que Space Today TV analisa no vídeo acima junto com todos vocês.

“A New Horizons em Plutão é uma verdadeira missão de exploração que está nos mostrando por que a pesquisa científica básica é tão importante”, disse John Grunsfeld, administrador associado para o Science Mission Directorate da NASA em Washingotn. “A missão teve passou nove anos construindo as expectativas sobre o que nós veríamos durante a maior aproximação com Plutão e Caronte. Hoje nós tivemos a primeira amostra do tesouro científico coletado durante esses momentos críticos, e eu posso dizer para todos vocês que esses primeiros resultados superaram todas as nossas expectativas”.

“Home run!”, disse Alan Stern, o principal pesquisador da missão New Horizons no Southwest Research Institute, o SwRI, em Boulder, no Colorado. “A New Horizons está retornando resultados impressionantes. Os dados parecem absolutamente maravilhosos, e Plutão e Caronte estão explodindo as nossas mentes”.

Uma nova imagem detalhada feita na região equatorial, perto da base do brilhante coração de Plutão, mostra uma cadeia de montanhas com picos atingindo 3500 metros de altura acima da superfície do corpo congelado.

As montanhas em Plutão provavelmente se formaram a não mais que 100 milhões de anos atrás, o que significa que elas são jovens, perto dos 4.56 bilhões de anos de vida do Sistema Solar. Isso sugere que a região mostrada em detalhe, que cobre cerca de um por cento da superfície de Plutão, pode ainda ser geologicamente ativa nos dias de hoje.

“Essa é uma das superfícies mais jovens que nós já vimos no Sistema Solar”, disse Jeff Moore da Equipe de Imagemento de Geologia e Geofísica no Ames Research Center da NASA em Moffett Field, na Califórnia.

Diferente das luas congeladas dos planetas gigantes, Plutão não pode ser aquecido por interações gravitacionais, com um corpo planetário muito maior. Assim sendo, algum outro processo deve estar gerando a paisagem montanhosa.

“Isso faz com que tenhamos que repensar sobre o que gera a atividade geológica em muitos outros mundos congelados”, disse o vice líder do GGI John Spencer no SwRI.

A nova imagem de Caronte revela um terreno variado e jovem. Os cientistas se surpreenderam com a aparente ausência de crateras. Um conjunto de vales e abismos com cerca de 1000 km de comprimento, sugere que a crosta de Caronte é bem fraturada, provavelmente o resultado de processos geológicos internos. A imagem também mostra um cânion com cerca de 7 a 9 quilômetros de profundidade no canto superior direito do disco de Caronte. Na região polar norte de Caronte, a superfície escura possui uma borda difusa, sugerindo um fino depósito ou a tensão na superfície.

A sonda New Horizons também observou os menores membros do sistema de Plutão que incluí, as luas: Nix, Hydra, Styx e Kerberos. Uma nova imagem de Hydra, é a primeira a revelar sua forma aparente irregular e seu tamanho, estimado entre 43 por 33 quilômetros.

As observações também indicam que a superfície de Hydra é provavelmente coberta com gelo de água. Imagens futuras revelarão mais pistas sobre a formação dessa e de outras luas a bilhões de anos atrás. Os dados espectroscópicos do instrumento Ralph da New Horizosn revelaram uma abundância de gelo de metano, mas com diferenças composicionais entre as regiões que cruzam a congelada superfície de Plutão.

O Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, em Laurel, Virginia, desenhou, construiu e opera a sonda New Horizons e gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA. O SwRI lidera a missão, a equipe de ciências, as operações de bordo e o planejamento científico do encontro. A New Horizons é parte do New Frontiers Program da NASA, gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da agência em Huntsville, no Alabama.

Siga a missão New Horizons no Twitter e use a hshtag #PlutoFlyby para participar do bate-papo. Atualizações ao vivo também estarão disponíveis na página da missão no Facebook.

Para mais informações da missão New Horizons, incluindo fact sheets, programações, vídeos e todas as imagens, visitem:

http://www.nasa.gov/newhorizons

e

http://solarsystem.nasa.gov/planets/plutotoolkit.cfm

Durante a semana eu participei no canal do Astronomia Ao Vivo de 3 hangouts sobre a missão a chegada e a análise das primeiras imagens, os links estão aqui embaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=0iBaDcEqbvg

https://www.youtube.com/watch?v=A4tqlkLpsJA

https://www.youtube.com/watch?v=YOodbM9yADM

https://www.youtube.com/watch?v=tNy-pS-JijI

No blog Space Today vocês podem encontrar todos os posts descrevendo cada imagem detalhadamente:

http://spacetoday.com.br/as-montanhas-de-gelo-de-plutao/

http://spacetoday.com.br/caronte-em-detalhe-um-terreno-jovem-e-variado/

http://spacetoday.com.br/hydra-surge-das-sombras/

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado, boa diversão e fui!!!!

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários