THUMBNAIL_EP_144

Space Today TV Ep.144 – Não Foi Música Alienígena Que Os Astronautas da Apollo 10 Ouviram

Space Today
23 fev 2016

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Será que os astronautas da missão Apollo 10 ouviram uma música alienígena vinda do espaço profundo quando estavam orbitando a Lua em 1969?

Apesar de tudo que você pode ter visto e ouvido, principalmente nas mídias sociais nessa semana, ou do trailer de um certo programa de TV, a resposta é não. É verdade que os astronautas da Apollo 10 ouviram um estranho som, que num determinado momento eles descreveram como uma música típica do espaço profundo. Mas existe uma explicação muito simples e não alienígena para o que os astronautas ouviram e que se tornou público desde a década de 1970.

Nos áudios registrados da missão Apollo 10, pode-se ouvir o astronauta Gene Cernan, que pilotava o módulo lunar, perguntando a John Young que pilotava o módulo de comando se ele tinha ouvido os sons. É Cernan que chama o som de música e diz um som do espaço profundo. Mais tarde, os dois perguntam a Tom Stafford, que estava no módulo lunar com Cernan se ele tinha ouvido também.

A Apollo 10, lançada em Maio de 1969, pavimentou o caminho para a Apollo 11, lançada em Julho do mesmo ano, colocar os dois primeiros seres humanos na superfície da Lua. Os astronautas da Apollo 10 viajaram para a Lua no módulo de comando, e dois membros da tripulação também viajaram no módulo lunar, passando a menos de 20 km da superfície da Lua. O som ouvido pelos astronautas, nada mais era do que uma interferência entre os rádios VHF dos dois diferentes veículos.

O astronauta da Apollo 11 Michael Collins escreveu em seu livro, Carrying the Fire, que os técnicos da NASA haviam alertado sobre o som estranho que poderiam ouvir. Collins escreveu em seu livro que se ele não tivesse sido alertado seria algo que teria o assustado muito.

A NASA disponibilizou as transcrições das transmissões da Apollo 10 em 2008, embora os documentos tivessem sido mantidos como confidenciais até 1082. A NASA colocou os arquivos de áudio online para consulta em 2012.

THUMBNAIL_EP_144

Então por que a mídia social está com esse frisson sobre esse caso da Apollo 10? Provavelmente porque o canal Science Channel, divulgou um trailer do seu documentário NASA´s Unexplained Files, onde discute os sons como sendo vindos do espaço e transmitidos por alienígenas.

Uma coisa que chama muito a atenção é que em momento algum os sons estranhos ouvidos dentro das naves da Apollo 10 despertaram o desespero ou o medo ou a mudança de comportamento dos tripulantes.

O documentário chama a atenção para o fato do som ter sido ouvido do lado escuro, oculto, desconhecido, não voltado para a Terra, da Lua, quando as comunicações de rádio são perdidas com a Terra. Todo o sensacionalismo é colocado sobre o programa chamando a atenção do público.

O que é interessante sobre o incidente é que nenhum dos três astronautas discutiu isso em público, embora seja até pouco claro o quanto eles discutiram isso com os engenheiros da missão, mostrando que era algo realmente esperado de se acontecer e que não despertou nenhum tipo de alarme.

O documentário até levanta o fato da interferência de rádio, mas termina com o depoimento de um astronauta da Apollo 15, dizendo que ele não concorda com a explicação da interferência, e que se algo foi gravado é porque havia algo lá. Mas em nenhum momento nem o documentário nem o astronauta da Apollo 15 discutem as hipóteses para o ruído ouvido pelos astronautas, ou seja, o comportamento típico do sensacionalismo não embasado.

Fontes:

http://www.space.com/32007-alien-moon-music-apollo-10-explained.html

http://www.geekwire.com/2016/apollo-10s-mystery-moon-music-revisited/

http://time.com/4232274/apollo-10-music-moon/

http://www.huffingtonpost.com/entry/apollo-10-astronauts-reported-unexplained-music-at-moon_us_56c80662e4b0928f5a6c0679

https://www.rt.com/usa/333184-apollo-nasa-tapes-declassified/

Arquivos da NASA:

https://archive.org/details/Apollo10

http://www.jsc.nasa.gov/history/mission_trans/AS10_CM.PDF

Documentário:

https://www.youtube.com/watch?v=bjLZBrQ-Oq4

https://www.youtube.com/watch?v=_QYRVCqwuYI

Apoio e apresentação:

http://deviante.com.br

A nova casa do SciCast

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários