occator_capa

Space Today TV Ep.117 – Sobrevoando O Planeta Anão Ceres de Carona na Sonda Dawn

Space Today
30 jan 2016

Users who have LIKED this post:

  • avatar

occator_capa

Uma nova animação colorida mostra um voo simulado sobre a superfície do planeta anão Ceres, com base nas imagens obtidas pela sonda Dawn da NASA.

A animação mostra Ceres com cores realçadas, o que ajuda a destacar as sutis diferenças na aparência dos materiais em superfície. Os cientistas acreditam que áreas com cores azuladas contenham material mais jovem e mais recente, incluindo fluxos, cavidades e fraturas.

O voo animado sobre Ceres enfatiza as crateras mais proeminentes, como a Occator, a montanha alta e cônica, chamada de Ahuna Mons. As feições em Ceres recebem nomes de deuses, espíritos e entidades ligados à agricultura.

A animação foi produzida pelos membros da equipe que trabalha com a câmera de enquadramento da sonda Dawn, no German Aerospace Center, o DLR, usando imagens obtidas pela sonda da sua órbita alta de mapeamento. Durante essa fase da missão que durou de Agosto a Outubro de 2015, a sonda orbitou Ceres a uma altura de 1450 quilômetros.

“O sobrevoo simulado mostra a grande variedade de formas de crateras que nós encontramos em Ceres. O viajante pode observar as paredes íngremes e nítidas da cratera Occator e também as crateras Dantu e Yalode que são bem mais planas”, disse Ralf Jaumann, um cientista da missão Dawn, no DLR.

A Dawn, é a primeira missão a visitar Ceres, o maior objeto no Cinturão de Asteroides principal do Sistema Solar, localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter. Depois de orbitar o asteroide Vesta por 14 meses em 2011 e 2012, a sonda Dawn chegou em Ceres, no dia 6 de Março de 2015. A sonda está atualmente na sua órbita de mapeamento mais baixa, a uma altitude de 385 quilômetros da superfície de Ceres.

A missão da sonda Dawn, é gerenciada pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA para o Science Mission Directorate da agência em Washington. A sonda Dawn é um projeto do Discovery Program, gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da NASA, em Huntsville, no Alabama. A UCLA é responsável pela missão científica geral da sonda. A empresa Orbital ATK Inc., em Dulles, na Virginia, desenhou e construiu a sonda. O German Aerospace Center, o Max Planck Institute for Solar System Research, a Italian Space Agency e o Italian National Astrophysical Institute são parceiros internacionais da missão. Para uma lista completa dos participantes da missão, visite:

http://dawn.jpl.nasa.gov/mission

Mais informações sobre a sonda Dawn, podem ser encontradas nos seguintes sites:

http://dawn.jpl.nasa.gov

http://www.nasa.gov/dawn

thumbnail_ep_117

Fonte:

http://www.nasa.gov/feature/jpl/new-animation-takes-a-colorful-flight-over-ceres

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários