Sonda OSIRIS-REx da NASA Faz Bela Imagem do Sistema Terra-Lua

Space Today
6 jan 2018

A sonda OSIRIS-REx (Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, and Security-Regolith Explorer) é uma missão da NASA que irá explorar um asteroide próximo da Terra, conhecido como Bennu, ou 1999 RQ36, irá coletar amostras desse asteroide e enviar essas amostras de volta para a Terra.

“A proposta da OSIRIS-REx é mapear e retornar para a Terra, no mínimo 59 gramas de amostras do Bennu, um pedaço de rocha espacial rico em carbono que pode conter materiais orgânicos ou precursores moleculares para a vida”, dizem os cientistas da missão.

“Ele também é um asteroide que poderia algum dia fazer uma passagem bem próxima da Terra ou até mesmo colidir com o nosso planeta, apesar de que isso não vai acontecer nos próximos séculos”.

“No nível filosófico mais alto, a OSIRIS-REx é uma missão que irá descobrir de onde nós viemos, já que os asteroides são os remanescentes da formação do nosso SIstema Solar. Mas enquanto a sonda pode nos dizer coisas sobre de onde viemos e para onde vamos, ela também pode nos lembrar onde estamos agora”.

A sonda OSIRIS-REx foi lançada com sucesso no dia 8 de Setembro de 2016, e espera-se que chegue ao Bennu, nesse ano de 2018.

Para poder alcançar o Bennu, contudo, a sonda precisa primeiro deixar o plano de órbita da Terra e atingir a inclinação orbital do seu alvo.

No dia 22 de Setembro de 2017, a sonda OSIRIS-REx se aproximou do nosso planeta e sobrevoou o hemisfério sul da Terra, passando a cerca de 17237 km acima da Antártica.

No dia 3 de Outubro de 2017, o instrumento conhecido como MapCam da OSIRIS-REx registrou uma bela imagem composta da Terra e da Lua.

A sonda estava a aproximadamente 5420000 km de distância da Lua e 5120000 km da Terra, no momento da imagem.

Três imagens, feitas com diferentes comprimentos de onda, foram combinadas e então tiveram suas cores corrigidas para criar essa bela composição, devido à diferença de brilho e de tamanho entre os dois objetos, a Lua teve seu brilho aumentado para que ficasse mais fácil de ser observada.

Fonte:

http://www.sci-news.com/space/osiris-rex-earth-moon-05594.html

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.

X
Conheça a Loja do SpaceToday!