nh-nix-hydra-no-captions1

Sonda New Horizons Manda Novas Imagens das Pequenas Luas de Plutão, Nix e Hydra

Space Today
22 jul 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

nh-nix-hydra-no-captions1

A sonda New Horizons da NASA capturou as imagens mais nítidas até o momento das pequenas luas de Plutão, Nix e Hydra.

Nix e Hydra foram descobertas em Maio de 2005, por uma equipe de cientistas liderada pelo principal pesquisador da missão New Horizons, Alan Stern e por Hal Weaver, usando a Advanced Camera for Surveys do Telescópio Espacial Hubble.

Essas luas congeladas são cerca de 5000 vezes mais apagadas que Plutão, quando vistas da Terra, e estão cerca de duas a três vezes mais distante de Plutão, do que a sua maior lua, Caronte.

Nix e Hydra têm aproximadamente o mesmo tamanho, mas suas similaridades terminam aí.

image_3046_1e-Nix

A nova, imagem colorida de Nix, revela uma misteriosa região na lua em forma de feijão, que tem cerca de 42 km de comprimento e 36 km de largura. Embora a cor geral da superfície da lua seja um cinza neutro, essa região tem uma coloração vermelha distinta.

Pistas de um padrão, parecido com um alvo, levaram os cientistas da New Horizons a especularem que essa região avermelhada é uma cratera.

“Dados composicionais adicionais já foram obtidos de Nix, mas ainda não foram enviados para a Terra. Esses dados nos dirão, por que essa região é mais avermelhada do que o terreno ao redor”, disse o Dra. Carly Howett, do Southwest Research Institute, um cientista planetário para a missão New Horizons.

“Essa observação, é muito tentadora, vai ser difícil ter paciência para esperar que mais dados sobre Nix sejam baixados da sonda”, disse ela.

image_3046_2e-Hydra

Enquanto isso, a nova imagem de Hydra mostra que a sua forma irregular lembra o estado norte-americano de Michigan.

Os membros da equipe da New Horizons estimam que a lua tem 55 km de comprimento, por 40 km de largura.

“Antes da última semana, Hydra era apenas um ponto apagado de luz, assim, isso é uma aventura surreal conseguirmos ver esse lugar de verdade, como sua fora, e até mesmo reconhecermos feições na sua superfície pela primeira vez”, disse o Dr. Ted Stryk, do Roane State Community College, no Tennessee, um cientista da New Horizons.

A imagem foi capturada no dia 14 de Julho de 2015 a uma distância de 231000 km. Ela mostra feições com 1.2 km de diâmetro.

Ali aparecem no mínimo duas grandes crateras, uma delas com a maior parte de sua extensão na sombra.

A porção superior parece mais escura do que o resto da pequena lua, sugerindo uma possível diferença na composição superficial.

Fonte:

http://www.sci-news.com/space/science-new-horizons-plutos-moons-nix-hydra-03046.html

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários