styx-moon

Sonda New horizons Envia Imagem Da Pequena Lua Styx de Plutão

Space Today
9 out 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

styx-moon

Novas imagens da sonda New Horizons da NASA revelaram o tamanho e a forma da menor lua de Plutão, Styx.

Styx, também é a lua mais apagada das cinco de Plutão, foi descoberta usando-se o Telescópio Espacial Hubble em 2012, quando a sonda New Horizons estava a mais de dois terços do caminho entre a Terra e Plutão. As imagens de Styx foram baixadas na Terra no dia 5 de Outubro de 2015, e foram feitas pelo Long Range Reconnaissance Imager (LORRI), no dia 13 de Julo de 2015, aproximadamente 12.5 horas antes da maior aproximação da sonda New Horizons com Plutão.

No momento em que fez as imagens, a sonda estava a cerca de 631000 quilômetros de distância de Styx, fazendo com que fosse muito difícil até mesmo para a poderosa câmera LORRI ver os detalhes nessa pequena lua. “Embora não apareça muita coisa, a nova imagem composta de Styx revela um satélite altamente alongado, com aproximadamente 7 km de comprimento na sua maior dimensão e 5 quilômetros de comprimento na sua menor dimensão”, disse Hal Weaver, cientista de projeto da sonda New Horizons, do Laboratório de Física Aplicada da Universiade de Johns Hopkins, em Laurel Maryland.

O brilho medido de Styx, combinado com a nova estimativa do seu tamanho, sugere que essa pequena lua tem uma superfície congelada altamente refletiva, similar ao que foi encontrado para as outras duas luas pequenas de Plutão, Nix e Hydra.

Usando essas novas imagens, juntamente com muitas medidas do brilho de Styx feitas no decorrer dos meses durante a aproximação da sonda New Horizons a Plutão, a equipe de ciência espera revelar mais detalhes sobre a forma e as propriedades de rotação dessa pequena lua. “Por fim, nós esperamos aprender sobre todas as 4 luas pequenas de Plutão, para entender suas similaridades e diferenças, como elas se formaram e como elas evoluíram”, disse Alan Stern, o principal pesquisador da New Horizons do Southwest Research Institute em Boulder, no Colorado.

styx-moon-3

Fonte:

https://www.nasa.gov/nh/new-horizons-picks-up-styx

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários