Sonda New Horizons Desperta da Hibernação E Se Prepara Para Sobrevoar o Ultima Thule

Space Today
7 jun 2018

A sonda New Horizons da NASA está acordada novamente e começa a ser preparada para o encontro planetário mais distante da história, quando no dia 1 de Janeiro de 2019 ela irá sobrevoar o Objeto do Cinturão de Kuiper chamado de Ultima Thule.

Passando pelo Cinturão de Kuiper a mais de 6 bilhões de quilômetros da Terra, a sonda New Horizons esteve em estágio de hibernação desde o dia 21 de Dezembro de 2017. Os sinais de rádio confirmaram que a sonda New Horizons executou os comandos a bordo para sair da hibernação, isso aconteceu no dia 5 de Junho de 2018 às 3:12 hora de Brasília.

Alice Bowman, a Mission Operations Manager, a chamada MOM da New Horizons, ou traduzindo livremente e carinhosamente a mãe da New Horizons, disse que a sonda está em bom estado e operando normalmente com todos os seus sistemas ligados e funcionando da maneira esperada.

Durante os próximos dias, a equipe da missão irá coletar dados de navegação e enviar para a sonda a primeira lista de comandos para os computadores internos da New Horizons começarem a se preparar para o sobrevoo por Ultima Thule, essa etapa irá durar 2 meses e inclui atualizações na memória, obtenção de dados científicos do Cinturão de Kuiper, e uma série de checagens nos sistemas e subsistemas da sonda. Em Agosto de 2018, a equipe irá comandar a New Horizons para começar a fazer observações distantes do Ultima Thule, imagens essas que ajudarão a equipe a refinar o curso da sonda para a o sobrevoo do objeto.

“Nossa equipe já está totalmente envolvida planejando e simulando o sobrevoo por Ultima Thule e todos estão muito animados com o fato da New Horizons estar de volta em estado ativo para que possamos começar a trabalhar nas operações necessárias para o sobrevoo”, disse o principal pesquisador da missão New Horizons, Alan Stern do Southwest Research Institute em Boulder, no Colorado.

A New Horizons fez um sobrevoo histórico por Plutão e seus satélites naturais em 14 de Julho de 2015, retornando dados que transformaram nossa visão sobre esse intrigante mundo localizado perto da borda interna do Cinturão de Kuiper. Desde então, a New Horizons tem invadido mais essa região do Sistema Solar, observando outros objetos do Cinturão de Kuiper e medindo as propriedades da heliosfera enquanto segue rumo ao Ultima Thule que está localizado a cerca de 1.6 bilhão de quilômetros além de Plutão.

A sonda New Horizons está atualmente a 262 milhões de quilômetros de distância do Ultima Thule e a cada dia fica 1223420 quilômetros mais perto do objeto.

Em 5 de Junho de 2018, a New Horizons estava a aproximadamente 6.1 bilhões de quilômetros da Terra. Essa distância é mais que 40 vezes a distância entre a Terra e o Sol, e a essa distância um sinal enviado da sonda leva 5 horas e 40 minutos para atingir a Terra.

Os 165 dias de hibernação da New Horizons que terminou dia 5 de Junho foi a segunda vez que ela acordou durante toda a missão, depois de um sono relaxante. A sonda ficará ativa até 2020, depois que transmitir todos os dados do encontro com o Ultima Thule para a Terra e completar outras observações científicas no Cinturão de Kuiper.

Fonte:

https://phys.org/news/2018-06-horizons-historic-kuiper-belt-flyby.html

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.

X
Conheça a Loja do SpaceToday!