Sonda Mars Express Observa Crateras Estranhas em Arabia Terra no Planeta Vermelho

Space Today
5 jun 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

image_2864e-Mars-Arabia-Terra

Essa nova imagem feita pelo módulo orbital Mars Express da ESA mostra depósitos eólicos azulados dentro de crateras erodidas na região de Arabia Terra em Marte.

Os ventos têm por muito tempo tidos como um fator conhecido na topografia e no clima de Marte. Esses ventos podem atingir os 100 km/h, suficientes para criar tempestades de poeira que cobrem boa parte do planeta, durando muitos dias e até mesmo semanas.

Após essas tempestades, pode-se levar meses antes que toda a poeira se assente. Como na Terra, em certas latitudes, os ventos tendem a soprar em certas direções.

À medida que esses ventos viajam eles moldam a região ao redor, erodindo e suavizando gradativamente as feições na superfície de Marte por milhões de anos.

Evidências desses processos podem ser vistas em novas imagens feitas pela High Resolution Stereo Camera da Mars Express.

A imagem mostra parte da região da Arabia Terra, que é repleta de crateras com variados tamanhos e de diferentes idades.

As crateras nessa imagem mostram todos os diferentes graus de erosão. Algumas ainda possuem anéis externos bem definidos e apresentam claras feições em seus interiores, enquanto outras são muito mais suaves e sem feição alguma, quase que se fundindo com outras crateras ao redor.

A maior cratera nessa imagem também tem o anel mais íngreme. Com um diâmetro de 70 km, essa cratera domina a parte esquerda, sul do frame.

Numa primeira olhada, a imagem parece mostrar algo maravilhoso nessa cratera, e em uma de suas vizinhas à direita: essa feição é uma pista de um líquido azul como água? Não, isso é uma ilusão de óptica causada pelo processamento da imagem.

As feições azuladas localizadas dentro das crateras são na verdade sedimentos escuros que se depositaram ali com o passar do tempo.

Novamente, isso se deve aos ventos, que carregam os sedimentos escuros, vulcânicos e ricos e basalto através do Planeta Vermelho.

Fonte:

http://www.sci-news.com/space/science-mars-express-arabia-terra-02864.html

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários