Sonda Juno Registra Júpiter, Io e Europa

Space Today
7 out 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Essa imagem que teve suas cores realçadas mostra Júpiter e dois de seus maiores satélites naturais, Io e Europa. A imagem foi registrada pela sonda Juno, enquanto realizava seu oitavo sobrevoo pelo Gigante Gasoso.

A imagem foi feita no dia 1 de Setembro de 2017, às 19:14, hora de Brasília. No momento em que a imagem foi feita, a sonda estava a cerca de 27516 km de distância do topo das nuvens de Júpiter, na latitude de -49.372 graus.

Localizado mais próximo do planeta, o satélite Galileano, Io, pode ser visto a uma distância de 481000 quiilômetros e com uma escala espacial de 324 km/pixel. À esquerda é possível ver Europa, a uma distância de 730000 quilômetros e com uma escala espacial de 492 km/pixel.

O cientista cidadão Roman Tkachenko processou a imagem mostrada acima usando dados da câmera JunoCam da sonda Juno.

Para quem quiser brincar com as imagens brutas da Juno, elas estão disponíveis em:

www.missionjuno.swri.edu/junocam

Mais informações sobre a missão da sonda Juno podem ser encontradas, em:

http://www.nasa.gov/juno e http://missionjuno.swri.edu.

O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, gerencia a missão da sonda Juno para o principal pesquisador da missão, Scott Bolton do Southwest Research Institute, em San Antonio. A Juno é parte do New Frontiers Program da NASAS que é gerenciado no Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, no Alabama, para o Science Mission Directorate da NASA. A empresa Lockheed Martin Space Systems, em Denver, no Colorado, construiu a sonda. O Caltech, em Pasadena, na Califórnia, gerencia o JPL para a NASA.

Fonte:

https://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA21968

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.