pia19065-16

Sonda Dawn da NASA Se Aproxima de Ceres E Envia Uma Nova Imagem de Sua Superfície

Space Today
29 maio 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

pia19065-16

Uma nova imagem de Ceres, feita pela sonda Dawn da NASA no dia 23 de Maio de 2015 mostra detalhes incríveis que a cada se tornam mais visíveis no planeta anão. A sonda registrou uma imagem da superfície de Ceres, a cerca de 5100 quilômetros de sua superfície, com um resolução de cerca de 480 metros por pixel. A imagem é parte de uma sequência gerada com propósitos de navegação.

A imagem encontra-se disponível para ser baixada, no seguinte endereço:

http://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=PIA19065

Após transmitir essas imagens para a Terra, no dia 23 de Maio de 2015, a sonda Dawn voltou a acelerar seus motores de íon para alcançar a sua chamada segunda órbita de mapeamento. No dia 3 de Junho de 2015, a sonda Dawn entrará nessa órbita e gastará o resto do mês observando Ceres de uma distância de cerca de 4400 quil6ometros acima da sua superfície. Cada órbita durante esse período, durará cerca de 3 dias, permitindo que a sonda possa conduzir um estudo intensivo de Ceres.

A sonda Dawn da NASA é a primeira missão a visitar um planeta anão na história da humanidade, e a primeira a orbitar dois alvos distantes do Sistema Solar. Ela estudou o protoplaneta Vesta por cerca de 14 meses, entre 2011 e 2012, e chegou em Ceres, no dia 6 de Março de 2015.

A missão Dawn é gerenciada pelo JPL para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. A Dawn, é um projeto do Discovery Program do Directorate, gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, no Alabama. A UCLA é responsável pela missão científica da Dawn. A empresa Orbital ATK Inc., em Dulles, Virginia, desenhou e construiu a sonda. O German Aerospace Center, o Max Planck Institute for Solar System Research, a Agência Espacial Italiana e o Italian National Astrophysical Institute são parceiros internacionais na equipe da missão. Para uma lista completa dos participantes, visite:

http://dawn.jpl.nasa.gov/mission

Mais informações sobre a missão Dawn estão disponíveis em:

http://dawn.jpl.nasa.gov

http://www.nasa.gov/dawn

PIA19065_hires

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=4605

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários