19317_still_lg

Sonda Dawn da NASA Faz Imagem Espetacular do Polo Norte de Ceres

Space Today
16 abr 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

19317_still_lg

Todo mundo tá perguntando, cadê as novas imagens do planeta anão Ceres, feitas pela sonda Dawn? Muito bem, depois de passar mais de um mês na órbita do lado escuro de Ceres, a sonda Dawn capturou algumas visões do polo norte iluminado pela luz do Sol desse intrigante mundo. As imagens foram feitas no dia 10 de Abril de 2015 com a sonda a cerca de 33000 quilômetros de distância de Ceres, e, obviamente elas representam as imagens mais nítidas e com maior resolução feitas de Ceres até o momento.

As próximas imagens de Ceres, certamente mostrarão as feições na superfície de Ceres com resolução cada vez melhor.

A sonda Dawn chegou em Ceres no dia 6 de Março de 2015, tornando-se a primeira sonda a orbitar um planeta anão. Anteriormente, a sonda havia explorado o asteroide gigante Vesta por 14 meses de 2011 a 2012. A sonda Dawn é especial pois ela se tornou a única sonda na história da humanidade até o momento a orbitar dois alvos extraterrestres.

19317_animation_lg

Ceres, com um diâmetro médio de 950 quilômetros, é o maior corpo do cinturão de asteroides principal localizado  entre Marte e Júpiter. A sonda Dawn tem usado seu sistema de propulsão a íon para manobrar, com o objetivo de atingir sua primeira órbita científica que deve acontecer no dia 23 de Abril de 2015. A sonda permanecerá a uma distância de 13500 quilômetros do planeta anão, até o dia 9 de Maio de 2015. Depois disso, ela entrará em órbitas que passarão mais perto de Ceres.

A missão Dawn é gerenciada pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA , em Pasadena na Califórnia, para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. A sonda Dawn é um projeto do Discovery Program gerenciado pelo Marshall Space Flight Center, em Huntsville, no Alabama. A UCLA é responsável pela missão científica geral da Dawn. A empresa ATK, Inc., em Dulles, Virginia, desenhou e construiu a sonda. O German Aerospace Center, o Max Planck Institute for  Solar System Research, a Italian Space Agency, e o Italian National Astrophysical Institute são parceiros internacionais na equipe da missão. Para uma completa lista dos agradecimentos, visitem:

http://dawn.jpl.nasa.gov/mission

Para mais informações sobre a sonda Dawn, visitem:

http://dawn.jpl.nasa.gov

Fonte:

http://www.nasa.gov/jpl/dawn-glimpses-ceres-north-pole/index.html

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários