15-034

Sonda Dawn da NASA Faz História ao Entrar Com Sucesso na Órbita do Planeta Anão Ceres

Space Today
6 mar 2015

15-034

observatory_150105A sonda Dawn da NASA tornou-se a primeira missão a chegar na órbita ao redor de um planeta anão. A sonda estava aproximadamente a 61000 quilômetros de distância de Ceres quando ela foi capturada pela gravidade do planeta anão às 9:39 hora de Brasília dessa sexta-feira, dia 6 de Março de 2015.

Os controladores de missão no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia receberam o sinal da sonda às 10:36, hora de Brasília, dizendo que a sonda Dawn estava saudável e com seu motor de íon funcionando, indicando que ela havia sim, entrado na órbita de Ceres como o planejado.

“Desde sua descoberta, em 1801, Ceres foi conhecido como planeta, então como asteroide, e por fim como planeta anão”, disse Marc Rayman, engenheiro chefe da Dawn e diretor da missão no JPL. “Agora, depois de uma jornada de 4.9 bilhões de quilômetros e 7.5 anos, a sonda Dawn pode chamar Ceres, de lar”.

Além de ser a primeira sonda a visitar um planeta anão, a Dawn também tem a distinção de ser a primeira missão a orbitar dois alvos extraterrestres. De 2011 a 2012, a sonda explorou o gigantesco asteroide Vesta, entregando novas ideias e milhares de imagens desse mundo distante. Ceres e Vesta são os dois residentes mais massivos do cinturão principal de asteroide do Sistema Solar localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter.

ceres-protoplanet-dawn-150128b-02

As imagens mais recentes recebidas da sonda, feitas em 1 de Março de 2015 mostram Ceres em uma fase crescente, com a maior parte de seu disco na sombra devido à trajetória da sonda que a colocou no lado de Ceres que fica voltado para longe do Sol até meados de Abril de 2015. Quando a sonda emergir do lado escuro de Ceres, ela poderá nos entregar imagens ainda mais nítidas, à medida que começará a realizar uma órbita em espiral chegando cada vez mais próxima da superfície do planeta anão.

“Estamos nos sentindo muito animados”, disse Chris Russel, principal pesquisador da missão Dawn na Universidade da Califórnia Los Angeles, a UCLA. “Nós temos muito o que fazer durante o próximo ano e meio, mas nós estamos agora na estação com amplas reservas e um plano robusto para podermos obter nossos objetivos científicos”.

A missão Dawn, é gerenciada pelo JPL para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. A Dawn é um projeto do Discovery Program, gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, Alabama. A UCLA é responsável pela missão científica geral da Dawn. A empresa Orbital ATK Inc., em Dulles, na Virginia, desenhou e construiu a sonda. O German Aerospace Center, Max Planck Institute for Solar System Research, a Italian Space Agency e o Italian National Astrophysical Institute são parceiros internacionais na equipe da missão.

Para uma lista completa dos participantes da missão, visitem:

http://dawn.jpl.nasa.gov/mission

Para mais informações sobre a missão Dawn, visitem:

http://www.nasa.gov/dawn

Fonte:

http://www.nasa.gov/press/2015/march/nasa-spacecraft-becomes-first-to-orbit-a-dwarf-planet/index.html#.VPoJAvnF98E

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários