PIA18316

Sonda Cassini Faz Imagem Espetacular do Horizonte do Satélite Reia

Space Today
26 maio 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

PIA18316

Apreciar um horizonte, é algo instigante, não importa onde você esteja, e essa imagem prova que mesmo em outros corpos do Sistema Solar sentar e ficar olhando o horizonte pode ser algo maravilhoso. A imagem acima mostra o horizonte do satélite Reia de Saturno, um horizonte bem irregular e repleto de crateras, de modo que ao observar esse tipo de imagem, inevitavelmente somos forçados a pensar quais as forças que moldaram esses corpos congelados.

A superfície de Reia, com 1527 quilômetros de diâmetro, tem sido esculpida fortemente por crateras de impacto, cada cratera representando uma colisão ocorrida em algum momento da história desse satélite. Em mundos mais geologicamente ativos como a Terra, as crateras são apagadas pela erosão, pela presença de vulcões e pelo tectonismo. Mas em mundos mais tranquilos, como Reia, as crateras permanecem até que elas sejam cobertas pelo material ejetado de um impacto subjacente.

O terreno iluminado nessa imagem pertence ao hemisfério de trás de Reia. O norte está para cima e rotacionado 12 graus para a direita. Nessa visão, a Cassini estava numa latitude de 9 graus norte. A imagem foi feita na luz visível com a câmera de ângulo restrito da Cassini no dia 10 de Fevereiro de 2015.

A imagem acima foi obtida a uma distância de cerca de 56000 quilômetros de Reia, e com o conjunto, Sol-Reia-Cassini em fase com ângulo de 76 graus. A escala da imagem é de 330 metros por pixel.

A missão Cassini é um projeto cooperativo da NASA, ESA e da Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imageamento fica baseado no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.

Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens visite:

http://saturn.jpl.nasa.gov

ou

http://www.nasa.gov/cassini

O site da equipe de imageamento da Cassini é:

http://ciclops.org

Fonte:

http://saturn.jpl.nasa.gov/photos/imagedetails/index.cfm?imageId=5192

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários