theftbehindp

Será o Planeta 9 Um Exoplaneta No Nosso Sistema Solar? – Space Today TV Ep.260

Space Today
31 maio 2016

theftbehindp

Através de estudos feitos com simulações computacionais, astrônomos na Universidade de Lund na Suécia, mostraram que existe uma grande probabilidade de que o Planeta 9 seja um exoplaneta. Se isso se confirmar, ele será o primeiro exoplaneta descoberto dentro do nosso próprio Sistema Solar. A teoria é que o nosso Sol, na sua juventude, a cerca de 4.5 bilhões de anos atrás, roubou o Planeta 9 de sua estrela original.

Um exoplaneta, é por definição, um planeta localizado fora do nosso Sistema Solar. Agora, parece que teremos que atualizar essa definição. De acordo com os astrônomos, existem grandes probabilidade de que o Planeta 9 foi capturado pelo jovem Sol.

“É quase irônico que enquanto os astrônomos encontram exoplanetas a centenas de anos-luz de distância da Terra em outros sistemas estelares, provavelmente existe um exoplaneta aqui no nosso quintal”, disse Alexander Mustill, astrônomo da Universidade de Lund.

As estrelas normalmente nascem em aglomerados e frequentemente uma estrela passa perto de outras. Durante esses encontros, uma estrela pode roubar um ou mais planetas de outras estrelas. Isso provavelmente é o que aconteceu com o Planeta 9.

Nos modelos simulados, pôde-se mostrar que o Planeta 9 foi provavelmente capturado pelo sol quando ele passou perto de outra estrela.

O Planeta 9 pode ter sido expulso por outros planetas para uma órbita distante da sua estrela e quando o Sol passou perto, ele teve a oportunidade de capturar o Planeta 9 da sua estrela original. Quando o Sol, depois, partiu de seu aglomerado estelar, o Planeta 9 veio junto.

Não temos imagens ainda do Planeta 9, nem mesmo um ponto de luz. Nós não sabemos se ele é gasoso, rochoso, de gelo, ou gás, ou sequer se ele existe. Tudo que nós sabemos é resultado de simulações.

Os astrônomos precisam de mais pesquisa antes que possam ter certeza do que na verdade foi o Planeta 9. Se a teoria estiver correta, os astrônomos acreditam que o estudo do espaço e do nosso entendimento do Sol e da Terra terá um grande salto.

Se for verdade tudo isso, esse seria o único exoplaneta que nós um dia poderemos visitar com uma sonda.

Is there an_exoplanet_in_the_solar_system from Sérgio Sacani

Fonte:

http://phys.org/news/2016-05-theft-planet-solar.html#jCp

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • “Se for verdade tudo isso, esse seria o único exoplaneta que nós um dia poderemos visitar com uma sonda.”
    Com a tecnologia atual né Sergio, estamos avançando muito nessa área, em 100 ou 200 anos teremos meios mais capazes.