Semana de pesquisas na ISS

Space Today
1 maio 2017

-Elis Lopes

 

Como sempre, essa foi mais uma semana agitada na ISS (International Space Station) com muitas pesquisas sendo desenvolvidas e recordes sendo quebrados.

A astronauta da NASA Peggy Whitson se tornou a americana com mais dias acumulados no espaço, quebrando o recorde que antes pertencia a Jeff Williams, recebendo até mesmo ligação de Donald Trump (atual presidente dos EUA) para parabenizá-la. Whitson que é comandante da expedição 51 também está ocupando este posto na ISS pela segunda vez.

Ela também está realizando estudos sobre o impacto da radiação de nêutrons para a saúde humana, recobrindo a ISS com detectores de radiação. Esse estudo (Radi-N2) conta com o apoio da CSA (Canadian Space Agency) que colabora com os espectrômetros de bolhas colocados em lugares pré-determinados ao longo da estação. Como os nêutrons não tem carga eles tem mais facilidade de penetrar no tecido humano e causar danos no DNA. Por isso este estudo se faz importante para entender a conexão dos nêutrons com as mutações causadas no DNA.

Outra investigação que está sendo realizada é a Genes in Space-2, que estuda os impactos causados no DNA por uma longa permanência dos astronautas no espaço, claro, já pensando em desenvolver melhores proteções para os astronautas em viagens para espaço profundo. Este programa (Genes in Space) envolve estudantes e professores para desenvolverem experimentos relacionados ao DNA para serem enviados ao espaço, promovendo uma conexão dos estudantes com o programa espacial e despertando o interesse para a ciência.

O time terrestre da NASA para Comunicações espaciais e Navegação (SCaN) continuou com vários testes está semana na ISS. O SCaN é um sistema de rádio que permite que os controladores de vôo possam mudar o software usado durante o vôo. Permitiria que tripulações de espaçonaves e equipes de solo se recuperassem de erros imprevisíveis ou mudanças no sistema, gerando a capacidade de melhorar o sistema de comunicação quando o fluxo de dados aumentar. Usando a mesma plataforma de hardware para várias missões e apenas mudando o software para atender às necessidades de missão específicas reduziria custos e riscos.

Outras pesquisas desenvolvidas esta semana foram: MARROW, Fine Motor Skills, Fluid Shifts, Habitability e Dose Tracker.  Também foi alcançado progresso nas pesquisas: Advanced Colloids Experiment, ISS Ham, NanoRacks External PlatformZero Boil-Off Tank (ZBOT), Veg-03, Polar, Device for the study of Critical Liquids and Crystallization (DECLIC HTI-R) e METEOR .

 

Fonte: https://www.nasa.gov/mission_pages/station/research/news/wklysumm_week_of_24april17.html

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.

lebron 14 bhm kd x still ua curry 4 curry 4 championship curry 4 black white adidas yeezy boost 350 v2 black white adidas yeezy boost 350 v2 triple white adidas yeezy boost 350 v2 cream white lebron 14 low kyrie 4 kyrie 3