Saturno Em Oposição – A Melhor Imagem Já Feita de Saturno A Partir da Terra

Space Today
17 jun 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

O planeta Saturno alcançou a sua oposição em 2017, no dia 16 de Junho. Oposição é um alinhamento geométrico entre o Sol, a Terra e o planeta, significando que o planeta fica do lado oposto do Sol, com relação a Terra, fica visível a noite toda, fica mais brilhante e mais próximo da Terra. Essa imagem, provavelmente você já viu em algum lugar, é uma imagem realmente impressionante feita de Saturno no dia 11 de Junho de 2017, com o telescópio de 1 metro de diâmetro do Observatório do Pic du Midi na França. O norte está para cima com a gigantesca tempestade polar norte de Saturno em forma de hexágono sendo observada claramente nessa imagem. Além disso, o espetacular sistema de anéis também é mostrado de forma surpreendente. A estreita divisão de Encke é visível ao redro de todo o Anel A, o mais externo, pequenos anéis podem ser traçados dentro do Anel C, o mais apagado e mais interno, e o hemisfério sul de Saturno pode ser visto através da divisão de Cassini. Perto da oposição, os anéis de Saturno também aparecem excepcionalmente brilhantes, um efeito conhecido como Efeito Seeliger. Como são diretamente iluminadas do ponto de vista da Terra, as partículas de gelo que constituem os anéis não geram sombras e são fortemente iluminadas pela luz solar criando um impressionante aumento de brilho. Lógico que ainda as melhores imagens de Saturno são obtidas pela sonda Cassini, que está fazendo uma série de mergulhos em Saturno e assim ainda vai nos brindar com as belas imagens até o dia 15 de Setembro de 2017.

Essa imagem foi capturada pelo grande astrofotógrafo Damian Peach (http://www.damianpeach.com), e na noite do dia 15 de Junho fizemos uma live no canal Space Today, com dois telescópios ao vivo mostrando Saturno. Fica aqui meu agradecimento ao Rafael Compassi e ao Avaní Soares.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/astropix.html

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários


Parse error: syntax error, unexpected end of file in /nfs/c11/h06/mnt/198666/domains/spacetoday.com.br/html/wp-content/themes/spacetoday/footer.php on line 59