Satélite da NASA Mostra o Impacto dos Incêndios na Califórnia

Space Today
24 out 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Enquanto os bombeiros continuam trabalhando duro para conter os incêndios na parte norte da Califórnia, uma nova imagem feita pelo instrumento ASTER, sigla para Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer, a bordo do satélite Terra da NASA mostra o crescimento da cicatriz deixada pelo fogo na paisagem. Nessa imagem do ASTER, adquirida em 21 de Outubro de 2017, a vegetação é mostrada em vermelho, enquanto as áreas queimadas são mostradas em cinza. A imagem cobre uma área de 60.5 por 63 quilômetros e está localizada na latitude 38.5 graus norte, e 122.4 graus oeste.

Com 14 bandas espectrais que vão desde o visível até o infravermelho termal e com a sua resolução espacial de 15 a 90 metros, as imagens do ASTER conseguem monitorar e mapear as mudanças na superfície do nosso planeta. O ASTER é um dos cinco instrumentos de observação da Terra lançado em 18 de Dezembro de 1999 a bordo do satélite Terra da NASA. O instrumento foi construído pelo ministério da economia, comércio e indústria do Japão. Um equipe científica conjunto do EUA e do Japão é responsável por validar e calibrar o instrumento e os produtos.

A grande cobertura espectral e a grande resolução espacial do ASTER fornece aos cientistas em muitas disciplinas informações críticas para o mapeamento e monitoramento das condições dinâmicas e mudanças temporais. Alguns exemplos de aplicações são: monitoramento de avanços glaciais, monitoramento de atividades vulcânicas, identificação de plantações, determinação da morfologia de nuvens e propriedades físicas, avaliação de terras inundadas, monitoramento da poluição, degradação dos corais, mapeamento da temperatura da superfície e da geologia, e medida do equilíbrio de calor na superfície.

A equipe de ciência do EUA está localizada no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena na Califórnia. A missão do satélite Terra é parte do Science Mission Directorate da NASA em Washington.

Mais informações sobre o ASTER estão disponíveis em:

http://asterweb.jpl.nasa.gov/.

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/goddard/2017/impact-of-northern-california-fires-seen-in-new-nasa-satellite-image

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.