spacex_vertical_03

Saiba Tudo Sobre o Lançamento da Cápsula Dragon da SpaceX e a Tentativa do Pouso do Foguete no Oceano e na Vertical

Space Today
6 jan 2015

spacex_vertical_01

observatory_150105A SpaceX tentará fazer história com uma impressionante manobra de foguete na manhã, dessa terça-feira, dia 6 de Janeiro de 2015, mas os próprios representantes da empresa dizem que o sucesso não é 100% garantido.

O foguete Falcon 9 da SpaceX está programado para ser lançado desde a Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral na Flórida, às 9:20 da manhã, hora de Brasília, nessa terça-feira, dia 6 de Janeiro de 2015, numa missão que enviará a cápsula de carga Dragon da companhia em direção à ISS da NASA. Você pode assistir o lançamento ao vivo aqui no blog CiencTec, acessando o streaming disponível nesse post.

spacex_vertical_02

Mas o trabalho do foguete Falcon 9, não irá terminar mandando a Dragon para a sua viagem. A SpaceX tem como objetivo trazer o primeiro estágio do foguete de volta num pouso preciso e espetacular que deve acontecer na vertical, sobre uma navio drone que irá se comportar como um espaçoporto na costa da Flórida, num teste fundamental para a tecnologia de foguetes reutilizáveis.

O CEO da SpaceX, Elon Musk deu a essa ambiciosa manobra uma porcentagem de 50% de chance de sucesso e outros representantes da empresa também colocaram as expectativas baixas com relação ao sucesso dessa manobra.

spacex_vertical_03

“Isso é um experimento. Existe uma probabilidade que isso não funcione direito, e que algo dê errado”, disse o vice presidente de garantia de missão da SpaceX Hans Koenigsmann durante o briefing de imprensa antes do lançamento nessa segunda-feira, dia 5 de Janeiro de 2015. “Ninguém tentou isso até hoje”.

Koenigsmann também deixou claro que levar a cápsula Dragon com segurança para a ISS é o principal objetivo da missão dessa terça-feira, e que o teste de retorno do primeiro estágio é um objetivo secundário.

spacex_vertical_04

Embora seja um teste, a SpaceX está se comprometendo a desenvolver foguetes reutilizáveis de forma rápida e completa. Tal desenvolvimento pode reduzir de forma dramática o custo dos voos espaciais, dizem os especialistas.

“Eu acho que isso pode realmente representar um avanço sem precedentes na indústria espacial”, disse o Presidente da Federação de Voos Espaciais Comerciais Eric Stallmer.

Foguetes reutilizáveis, “abririam um novo mercado e novas oportunidades, além de novas possibilidades”, adicionou ele. “Se isso acontecer, será realmente uma mudança importante sobre como os lançamentos poderão acontecer no futuro”.

spacex_vertical_05

Por enquanto a SpaceX irá fazer uma tentativa nessa terça-feira. Por exemplo, a companhia trouxe com sucesso o primeiro estágio de um Falcon 9 para uma queda suave no oceano duas vezes no ano passado, uma em Abril e então novamente em Julho. Mas esses testes conseguiram uma precisão de pouso de cerca de 10 km, enquanto que para o teste dessa terça-feira, a precisão do pouso precisa ser de 10 metros.

O lançamento, representará a quinta missão robótica de carga da SpaceX para a ISS. A empresa, baseada na Califórnia tem um contrato de 1.6 bilhões de dólares com a NASA para realizar 12 missões, as primeiras quatro foram bem sucedidas.

spacex_vertical_06

Outra companhia privada, a Orbital Sciences Corp. baseada na Virginia, assinou um contrato de um 1.9 bilhões de dólares com a NASA para realizar 8 voos para a ISS de sua cápsula Cygnus a bordo de seu foguete Antares. Os primeiros dois voos da Orbital foram realizados com sucesso, mas o terceiro falhou, e o foguete Antares explodiu segundos depois de decolar, no último mês de Outubro de 2014.

A cápsula Dragon está carregada com mais de 2270 quilogramas de comida, experimentos científicos e partes de reparo. A cápsula está programada para chegar a ISS na quinta-feira de manhã, dia 8 de Janeiro de 2015, e os astronautas irão capturar a cápsula usando o imenso braço robótico da ISS. A Dragon ficará presa ao módulo orbital por cerca de um mês e retornará para a Terra para uma queda no Oceano Pacífico e será então resgatada.

Até o momento o tempo parece bom, e o último boletim informa que existe cerca de 70% de chance de que o lançamento aconteça mesmo nessa terça-feira. Se o lançamento não puder acontecer, existe uma nova janela de oportunidade para a sexta-feira, dia 9 de Janeiro de 2015.



Broadcast live streaming video on Ustream

Fonte:

http://www.space.com/28170-spacex-dragon-reusable-rocket-launch.html

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários