Rover Curiosity Registra Nuvens se Movimentando no Céu Marciano

Space Today
10 ago 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Finas nuvens, lembrando muito as nuvens do tipo cirrus formadas por cristais de gelo observadas na Terra, se movem no céu marciano em novas imagens feitas pelo rover Curiosity da NASA.

Essas nuvens são de longe as mais bem observadas pelo Curiosity, que pousou há 5 anos a apenas 5 graus ao sul do equador de Marte. Nuvens se movendo no céu de Marte já haviam sido observadas antes pelo Curiosity e por outras missões na superfície de Marte, como a sonda Phoenix que pousou na região ártica de Marte, nove anos atrás.

Os pesquisadores usaram a Navigation Camera (Navcam) do Curiosity para fazer dois conjuntos de oito imagens do céu no início da manhã em Marte. Para um conjunto, a câmera foi apontada para cima. Para o outro conjunto, a câmera foi apontada para uma região logo acima do horizonte. O movimento das nuvens foi registrado em ambos os conjuntos e ficou mais claro ainda quando a imagem foi melhorada. Uma imagem feita ao meio dia com a mesma câmera não mostrou as nuvens.

A órbita mais excêntrica de Marte ao redor do Sol faz com que a sua distância da estrela varie mais do que na Terra. Em anos anteriores, um cinturão de nuvens apareceu perto do equador, no momento em que Marte estava mais distante do Sol. As novas imagens das nuvens foram feitas cerca de dois meses antes de Marte atingir esse ponto mais distante do sol, ou seja, dessa vez, parece que as nuvens resolveram aparecer no começo da estação.

“É bem provável que essas nuvens sejam compostas de cristais de gelo de água que condensam em grãos de poeira onde a atmosfera é fria”, disse John Moores da Universidade de York e membro da equipe científica do Curiosity. “As finas nuvens são criadas à medida que os cristais caem e evaporam em padrões conhecidos como “fall streaks” ou “mare’s tails”. Como o rover não consegue registrar ao certo a altitude das nuvens, ficamos com a estimativa obtida na Terra, onde essas nuvens se formam nas altas altitudes.

Charissa Campbell de York produziu uma imagem melhorada das nuvens gerando uma média de todos os frames em cada sequência, então subtraindo essa média de cada frame, enfatizando assim qualquer mudança de um frame para o outro. As nuvens se movimentando também são visíveis, apesar de mais apagadas na sequência de imagens brutas.

A missão Curiosity tem investigado as condições ambientais antigas e recentes de Marte, desde o dia 6 de Agosto de 2012. Para mais informações sobre a missão Curiosity, visite:

https://mars.jpl.nasa.gov/msl

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/jpl/watch-martian-clouds-scoot-thanks-to-nasas-curiosity

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.

lebron 14 bhm kd x still ua curry 4 curry 4 championship curry 4 black white adidas yeezy boost 350 v2 black white adidas yeezy boost 350 v2 triple white adidas yeezy boost 350 v2 cream white lebron 14 low kyrie 4 kyrie 3