gale_01

Rover Curiosity Faz Foto Espetacular do Anel da Cratera Gale

Space Today
12 maio 2016

Users who have LIKED this post:

  • avatar

gale_01

Já pensou um dia você acordar em Marte, olhar pela janela do seu quarto e ver essa bela imagem mostrada acima? Bem, isso aconteceu com o rover Curiosity da NASA que está explorando o Planeta Vermelho e conseguiu essa maravilhosa imagem do amanhecer na Cratera Gale, usando a sua câmera chamada de Mast Camera, ou Mastcam. No lado direito da imagem é possível ver o brilho intenso do Sol nascente.

gale_02

A câmera do olho direito da Mastcam, tem uma lente teleobjetiva e com isso consegue dar um zoom espetacular nas feições que deseja mostrar. As imagens registradas para criar esse belo panorama marciano, foram feitas no dia 16 de Março de 2016, durante o dia de trabalho do Curiosity em Marte, de número 1284, ou Sol 1284. O rover estava no chamado Naukluft Plateau, na parte inferior do Monte Sharp, no meio da Cratera Gale.

gale_03

A imagem é de uma riqueza surpreendente, e por esse motivo eu resolvi cortar vários pedaços dela para mostrar para vocês. Na imagem é possível ver detalhes da morfologia, da forma e dos padrões das feições, na parede da cratera, que incluem ravinas, canais, leques de detritos entre outras características, que ajudam os geólogos a entenderem melhor os processos que moldaram a cratera e que transportaram os sedimentos, como areia e rochas maiores, até o assoalho da cratera. Algumas das montanhas que fazem parte do anel da Cratera Gale, mostram camadas que não se diferem muito daquelas que o Curiosity está explorando perto do Monte Sharp, sugerindo que a cratera foi preenchida ao longo da parede norte, com sedimentos, que, em grande parte tem sido erodidos agora, algo que acontece também perto do Monte Sharp.

gale_-4

A imagem é apresentada numa cor ajustada para que tente imitar a cor do terreno que seria observada nas mesmas condições de iluminação da Terra durante o dia, ou seja, algo mais próximo do que o olho humano iria observar.

A parte mais a esquerda da parede da cratera está a uma distância de 29.1 quilômetros do rover, e tem picos que chegam a 1900 metros de altura, com relação ao ponto mais próximo no assoalho da cratera. A parte intermediária do anel da cratera está a cerca de 28.4 quilômetros de distância do rover e contém picos que chegam a uma altura de 1200 metros, e a parte mais a direita da cratera está a cerca de 45 quilômetros do rover com picos atingindo 1900 metros de altura.

gale_05

O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia o Mars Science Laboratory Project para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O JPL, desenhou e construiu o rover Curiosity e a sua NavCam. Para mais informações sobre o Curiosity, visitem:  http://www.nasa.gov/msl e http://mars.nasa.gov/msl.

gale_06

Fonte:

http://mars.nasa.gov/msl/multimedia/images/?ImageID=7812

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários