Rover Curiosity da NASA Observa Pôr-Do-Sol Sereno Em Marte

Space Today
8 maio 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

pia19400-16

O Sol mergulha em direção ao horizonte marciano, num céu tingido de azul em imagens recentemente enviadas para a Terra pelo rover Curioisty da NASA em Marte.

Uma série de imagens foram combinadas numa animação que pode ser encontrada em:

http://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=pia19401

Para um único frame da cena, visite:

http://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=pia19400

O rover Curiosity usou sua Mast Camera (MastCam) para registrar o pôr-do-Sol durante uma noite que observava o céu em 15 de Abril de 2015.

A imagem foi feita entre tempestades de poeira, mas alguma poeira remanescente ainda estava suspensa na alta atmosfera. As observações do pôr-do-Sol ajudam os pesquisadores a acessarem a distribuição vertical de poeira na atmosfera.

“As cores surgem do fato de que uma poeira muito fina tem o tamanho certo, de modo que a luz azul penetra a atmosfera de forma levemente mais eficiente”, disse Mark Lemmon da Universidade Texas A&M, em College Station, um membro da equipe científica do Curiosity que planejou as observações. “Quando a luz azul é espalhada pela poeira, ela se mantém mais próxima da direção do Sol do que as outras cores. O resto do céu é amarelo e laranja, já que a luz amarela e vermelha se espalha por todo o céu  ao invés de ser absorvida ou se manter próxima do Sol”.

Da mesma maneira que na Terra as cores são mais dramáticas durante o pôr-do-Sol, em Marte o azul do céu perto do Sol fica mais proeminente também durante o pôr-do-Sol, enquanto que durante o dia a cor avermelhada se faz mais proeminente.

Desde o seu pouso na Cratera Gale de Marte em Agosto de 2012, o Curiosity vem estudando os ambientes antigos e modernos do planeta.

A empresa Malin Space Science Systems, em San Diego, construiu e opera a MastCam do Curioisty. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, construiu o rover e gerencia o projeto para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. Para mais informações do Curiosity, visite:

http://www.nasa.gov/msl

http://mars.jpl.nasa.gov/msl

Você pode seguir a missão no Facebook e no Twitter, em:

http://www.facebook.com/marscuriosity

http://www.twitter.com/marscuriosity

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=4581

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários