PIA19929_hires

Rover Curiosity da NASA Começará a Estudar as Dunas no Seu Caminho Para o Topo do Monte Sharp

Space Today
20 nov 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

PIA19929_hires

Essa mancha escura que pode ser observada na parte inferior da imagem acima que mostra uma bela paisagem marciana, nada mais é do que um campo de dunas, chamado de Dunas Bagnold, localizado na borda noroeste do Monte Sharp no interior da Cratera Gale em Marte.

PIA19929_fig1

Para conseguir essa visão completa, foram combinadas múltiplas imagens feitas com a Mast Camera, ou Mastcam, a bordo do rover Curiosity da NASA em Marte, no dia 25 de Setembro de 2015, durante o dia da missão, ou Sol, de número 1115. As imagens foram feitas com a câmera do olho direito da Mastcam, que tem uma lente teleobjetiva. As imagens foram feitas com a câmera apontada para a direção sul-sudeste.

PIA20162

O rover Curiosity irá visitar exemplos das Dunas Bagnold durante a sua rota até as camadas mais elevadas do Monte Sharp. O nome informal do campo de dunas foi dado em tributo ao engenheiro militar britânico Ralph Bagnold (1896 – 1990), um pioneiro nos estudos de como os ventos movem as partículas de areia das dunas na Terra. O campo de dunas é evidente como uma faixa escura nas imagens orbitais da área dentro da Cratera Gale onde o rover Curiosity está em atividade desde o seu pouso em 2012.

PIA19928_hires

As dunas são feições maiores que as ondulações eólicas de área ou das poeiras visitadas pelo Curiosity e pelos outros rovers anteriormente.

A cena é apresentada com um ajuste de cor que aproxima o balanço de branco, para mostrar como as rochas e a areia apareceriam para os olhos humanos se estivessem nas condições de luz do dia aqui na Terra.

PIA19928_fig2

A empresa Malin Space Science Systems, em San Diego, construiu e opera a Mastcam do rover. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia o Mars Science Laboratory Project para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O JPL desenhou e construiu o rover Curiosity.

Para mais informações sobre o Curiosity, visite:

http://www.nasa.gov/msl e

http://mars.jpl.nasa.gov/msl/.

PIA19928_fig1

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=PIA19929

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários