Hathor_and_Seth_NavCam

Rosetta Lança Uma Das Imagens Mais Espetaculares Já Feitas Até Hoje de Um Cometa – Os Desfiladeiros de Hathor e Seth

Space Today
18 maio 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Hathor_and_Seth_NavCam

Essa imagem de frame único da NAVCAM foi capturada no dia 23 de Outubro de 2014, quando a sonda Rosetta estava a cerca de 9.76 km de distância do núcleo do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. A escala média da imagem é de cerca de 83 cm/pixel e a imagem mede cerca de 850 m de diâmetro (note que devido à geometria da visão, as regiões em primeiro plano estão 2 km mais próximas do observador, no caso a câmera da Rosetta, e assim tem uma escala aproximada de 67 cm/pixel).

A imagem destaca de forma surpreendente a beleza dos desfiladeiro retroiluminados da região do cometa conhecida como Hathor, sendo que o cume aparece recebendo a iluminação do Sol. A imagem foi levemente processada para melhor ressaltar os detalhes dessa região, e também para revelar o brilho difuso da atividade do cometa. Na verdade, pedaços subitamente mais brilhantes podem ser traçados contra o fundo mais escuro, em particular na parte direita do frame na transição do terreno de primeiro plano para Hathor que aparece em segundo plano.

Comet_regional_maps

Se você estivesse de pé na base de Hathor na região de Hapi – fora da visão dessa imagem – esses desfiladeiros quase que verticais seriam torres a 900 metros acima da sua cabeça. Como pode ser visto aqui, Hathor é caracterizado por conjuntos de feições lineares que se estendem para muito além do desfiladeiro. Em alguns lugares, lineamentos e terraços também cortam quase que perpendicular essa região. Como descrito por Thomas et al. no artigo científico que destaca as descobertas feitas pela OSIRIS, no início desse ano, Hathor pode ser uma superfície erodida, e assim sendo, está nos mostrando a estrutura interna da cabeça do cometa.

Em primeiro plano, os terrenos contrastantes dentro da região de Seth no lobo maior do cometa são observados. Enquanto que a porção esquerda exibe uma superfície suave, a porção mais a direita mostra afloramentos de um terreno mais rugoso, acidentado e com inúmeros pedaços de rochas. As superfícies expostas também apresentam estruturas lineares em várias orientações.

ESA_Rosetta_NAVCAM_20141023

A porção de Seth vista aqui está na interseção de algumas outras regiões do cometa: na parte mais a direita do frame está a fronteira entre Seth e Anubis, enquanto que logo fora da vista na parte inferior do frame estão Ash e Atum.

Essa imagem é uma das muitas que foram incluídas nos dados da NAVCAM lançados oficialmente pela ESA. Com isso você poderá ter acesso a coleção completa de imagens feitas a partir de uma distância de aproximadamente de 10 km do núcleo do cometa, até imagens mais distantes, da época em que a sonda se aproximava do Churyumov-Gerasimenko. As imagens da NAVCAM podem ser encontradas em:

http://imagearchives.esac.esa.int/

Fonte:

http://blogs.esa.int/rosetta/2015/05/15/cometwatch-closeup-hathor-from-seth/

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários