Rio 2.0: A Nova Escala Para Classificar Os Sinais do Projeto SETI – Space Today TV Ep.1392

Space Today
31 jul 2018

—————————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

—————————————————————————–

No ano 2000 aconteceu no Rio de Janeiro o 51˚ Congresso Internacional de Astronáutica e nesse congresso os participantes criaram a chamada Escala Rio.

Essa escala foi construída para que se pudessem avaliar e classificar os possíveis sinais detectados pelo projeto SETI.

O projeto SETI é um projeto que existe para pesquisar por vida extraterrestre, várias antenas espalhadas pela Terra buscam por sinais coerentes que podem estar relacionados com possíveis civilizações.

Quem já viu o filme Contato, está bem familiarizado com o projeto SETI.

Muitos sinais já foram detectados por esse projeto e é necessário uma certa metodologia para classificar esses sinais de acordo com sua importância.

Os próprios pesquisadores do projeto SETI achavam a algum tempo que a Escala Rio era um tanto que complicada para que a mídia e até mesmo a população em geral pudesse entender a classificação dos sinais ali descrita.

Por essa razão eles pensaram em revisar a escala e criaram a Escala Rio 2.0.

E a escala foi então criada e publicada.

Ela se parece muito bem com a primeira escala, indo de 0 a 10, com 0 representando uma detecção sem importância e 10 indicando um evento de extraordinária importância.

Com essa nova escala os pesquisadores esperam ter uma melhor representação dos fatores que determinam uma verdadeira significância e assim criaram uma ferramenta mais fácil para os cientistas usarem para avaliar seus próprios sinais e os sinais de seus colegas.

O resultado não indica que uma civilização foi encontrada, mas indica que mais dados devem ser adquiridos e processados.

Muitos dos cientistas que participaram da primeira escala também participaram dessa revisão.

Essa escala pretende dar uma maior credibilidade aos sinais.

A escala foi publicada no International Journal of Astrobiology, está na descrição para vocês lerem, e existe uma calculadora online também onde você pode calcular a pontuação de um determinado sinal.

Os sinais detectados pelo SETI foram submetidos a essa nova escala e a maioria absoluta ganhou um score 0, ou seja, estamos muito longe de detectarmos uma comunicação alienígena.

Fonte:

https://www.space.com/41327-seti-alien-signals-hype-richter-scale.html

Artigo:

https://www.cambridge.org/core/services/aop-cambridge-core/content/view/DF9D6EABEA7D8D84999234BCFB3FADB4/S1473550418000162a.pdf/rio_20_revising_the_rio_scale_for_seti_detections.pdf

Escala Rio Original:

http://avsport.org/IAA/abst2000/rio2000.pdf

Calculadora On-Line:

https://dh4gan.github.io/rioscale2/

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.