Resolvido o Mistério Dos Redemoinhos Lunares – Space Today TV Ep.1449

Space Today
8 set 2018

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

—————————————————————————–

Para quem não sabe, a superfície da Lua, possui algumas feições intrigantes, entre elas estão os chamados redemoinhos lunares.

Esses redemoinhos são marcas brilhantes que serpenteiam a superfície do nosso satélite natural.

O mais famoso deles é conhecido como Reiner Gama, e tem cerca de 64 km de extensão.

Ao estudar a Lua os astrônomos notaram que na mesma posição desses redemoinhos, eles encontram também campos magnéticos poderosos e localizados.

O mistério é, o que gerou esses intensos campos magnéticos e por consequência os redemoinhos no solo lunar?

Vocês já sabem, nessa altura do campeonato que quando queremos estudar algo que não temos acesso, apelamos para as simulações computacionais.

E foi isso que um grupo de pesquisadores fez, desenvolveu modelos matemáticos, buscando por feições geológicas que pudessem ser responsáveis por intensos campos magnéticos.

E eles descobriram que essa estrutura geológica seria consistente com os tubos de lava, estruturas que são formadas pelo fluxo de lava durante erupções vulcânicas.

O que acontece na Lua é que as rochas lunares se tornam altamente magnetizadas a temperaturas de 600 graus Celsius, algo que não acontece na Terra, pois a Lua é um ambiente livre de oxigênio.

Mas para acontecer isso é necessário um campo magnético.

Pois bem, estudos anteriores mostraram que a Lua teve um campo magnético que durou entre 1 bilhão e 2.5 bilhões de ano, ou seja, na mesma época em que os tubos de lava foram formados, esse campo magnético p6ode então magnetizar o ferro enquantonto esfriava.

Ou seja, os tubos de lava formados pelo vulcanismo lunar e o antigo campo magnético da Lua podem ser a explicação para a formação dos redemoinhos na superfície do nosso satélite.

Os pesquisadores agora, obviamente desejam que uma missão vá até esses redemoinhos, para que eles possam ser estudados de perto, e assim definitivamente colocar fim a mais um mistério no nosso sistema solar.

Fonte:

https://phys.org/news/2018-09-mysterious-lunar-swirls-moon-volcanic.html

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.