Relatório Indica Que NASA Deve Liderar Busca Por Vida Em Exoplanetas – Space Today TV Ep.1445

—————————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

—————————————————————————–

Acho que uma coisa que não tem muita discussão, é o quanto a área de exoplaneta cresceu na última década.

A quantidade e a variedade de exoplanetas descobertos realmente sofreu um boom e essa área se tornou uma das principais áreas da astronomia atualmente.

Além de lógico mexer com a imaginação humana, encontrar uma nova Terra, ou até mesmo o fato de encontrar vida em outro lugar do universo.

E essa área é tão importante, cresceu tanto e desperta tanto interesse que acabou de ser publicado um relatório gigantesco, mais de 200 páginas, feito pela Academia Nacional de Ciências nos EUA, onde só se fala de exoplanetas, tudo que envolve a busca por eles e a importância que a NASA tem que ter nisso.

O relatório identifica dois grandes objetivos nesse campo da astronomia.

O primeiro relacionando com o entendimento da formação e da evolução dos sistemas planetários, além de se preocupar com a caracterização dos exoplanetas, como diversidade de arquitetura, composição e ambientes.

E o segundo e com certeza o mais interessante, identifcar ambientes potencialmente habitáveis e buscar por evidências científicas da via em mundos orbitando outras estrelas.

E como cumprir esses objetivos?

De acordo com o relatório a NASA deve liderar essa empreitada.

A ideia é não poupar esforços para investir em telescópios em Terra como o GMT e o TMT, além dos instrumentos que serão acoplados a esses telescópios.

Com o intuito claro e definido de se fazer imagens diretas dos exoplanetas.

Além disso, a NASA deve investir no WFIRST e no James Webb os próximos grandes telescópios espaciais que devem ser usados para além de fazer imagens diretas de exoplanetas, continuar os estudos de métodos indiretos como o de velocidade radial, porém uma velocidade radial de extremamente precisa.

Assim, com a caracterização completa dos exoplanetas e com as imagens obtidas diretamente será possível entender e tentar concluir se um determinado mundo desses é ou não habitável e pode ou não ter algum tipo de vida.

Além de investir em equipamentos, o relatório aponta que a NASA deve facilitar a integração de grupos de pesquisas, universidades e demais pessoas interessadas nessa área.

De acordo com o relatório da Academia de Ciência, Engenharia e Medicina dos EUA, a NASA não deve medir esforços para recrutar e reter os cientistas sejam eles quem for para que possam realizar os estudos dos exoplanetas.

O relatório está na descrição para você baixar e ler ele com carinho e com calma.

Relatório: