image_2582e-Abell-2256

Rádio Telescópio Faz Imagem Espetacular do Aglomerado de Galáxias em Fusão Abell 2256

Space Today
10 mar 2015

image_2582e-Abell-2256

observatory_150105Astrônomos usando o Karl G. Jansky Very Large Array (VLA) capturaram a imagem mais detalhada até hoje do aglomerado em fusão Abell 2256.

O Abell 2256 é um aglomerado de galáxias, localizado a uma distância de cerca de 800 milhões de anos-luz, na constelação de Ursa Minor.

O aglomerado contém mais de 500 galáxias, com a galáxia elíptica NGC 6331 como sendo o membro mais brilhante com magnitude 12.8.

Estudado pelos astrônomos por mais de meio século com telescópios em quase todos os comprimentos de onda, das ondas de rádio até os raios-X, o Abell 2256 tem um halo de rádio, relíquias, algumas fontes do tipo cabeça-cauda, e tem cerca de 4 milhões de anos-luz de diâmetro.

A nova imagem feita com o Karl G. Jansky Very Large Array mostra o aglomerado como ele apareceria se os olhos humanos fossem sensíveis às ondas de rádio ao invés das ondas de luz.

abell2256_vla_bw

Nessa imagem, a cor vermelha mostra as regiões onde as ondas de rádio mais compridas predominam, e a cor azul mostra onde as ondas de rádio mais curtas predominam, seguindo o padrão que nós vemos na luz visível.

A imagem mostra um grande número de feições estranhas que os astrônomos pensam estarem relacionadas com colisões que estão ocorrendo entre aglomerados de galáxias. A imagem cobre uma área no céu quase tão grande como a área coberta pela Lua Cheia.

“Com apelidos como Grande Relíquia, Halo, e Longa Cauda, as feições nessa região são vistas com o maior detalhes até hoje”, disse o Dr. Frazer Owen do National Radio Astronomy Observatory e o primeiro autor do artigo aceito para publicação no Astrophysical Jurnal e que você pode ler no final desse post.

“A imagem revela detalhes das interações entre os dois aglomerados em fusão e sugere que processos físicos anteriormente inesperados estão em funcionamento nesses tipos de encontros”.

Fonte:

http://www.sci-news.com/astronomy/science-abell2256-gigantic-collision-galaxies-02582.html

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários