Radar da NASA Encontra Gelo no Pólo Lunar

Space Today
1 mar 2010

Usando dados do radar da NASA que está a bordo da sonda indiana Chandrayaan-1, os cientistas detectaram depósitos de gelo próximo ao pólo norte lunar. O instrumento Mini-SAR da NASA, um radar peso leve de abertura sintética, encontrou mais de 400 crateras com gelo de água. Essas crateras possuem um tamanho entre 2 e 15 Km de diâmetro. Embora a quantidade total de gelo dependa da espessura de cada cratera, estima-se que deve ter 600 milhões de toneladas cúbicas de gelo na Lua.

“As imagens provenientes das múltiplas medidas e os resultados dos dados dos instrumentos das missões lunares, indicam que a criação, migração, deposição e retenção da água está ocorrendo na Lua”, disse Paul Spudis, principal cientista do experimento Mini-SAR no Instituto Planetário e Lunar de Houston. “As novas descobertas mostram que Lua é mais interessante e atrativa cientificamente, para a exploração e para destinos operacionais do que as pessoas pensavam antes”.

Durante o ano passado, o Mini-SAR mapeou as crateras localizadas na região polar permanentemente escura, não visível da Terra. O radar usou propriedades de polarização das ondas de radio emitidas para caracterizar as propriedades da superfície. Os resultados desse mapeamento mostram que os depósitos possuem características no radar semelhantes ao gelo.

“Após analisar os dados, nossa equipe de cientistas determinou uma forte indicação de gelo, um achado que dará a futures missões um novo alvo para exploração e explotação”, disse Jason Crusan.

Os resultados do Mini-SAR estão sendo publicados no Geophysical Research Letters. Os resultados são consistentes com os recentes achados de outros instrumentos da NASA e adiciona muito no entendimento das múltiplas formas que a água pode ser encontrada na Lua. A sonda Moon Mineralogy Mapper da NASA descobriu moléculas de água nas regiões polares da Lua, enquanto que vapor d’água foi detectado pela sonda Lunar Crater Observation and Sensing Satellite ou LCROSS da NASA.

O Mini-SAR e o Moon Mineralogy Mapper são dois dos 11 instrumentos a bordo da sonda Indiana Chandrayaan-1. O Laboratório de Física Aplicada em Laurel realize a integração final e testa os resultados do Mini-SAR. Esse instrumento foi construído pelo Naval Air Warfare Center em China Lake com a colaboração de outras instituições comerciais e governamentais.

Fontes:

http://www.nasa.gov/home/hqnews/2010/mar/HQ_10-055_moon_ice.html

http://www.nasa.gov/mission_pages/Mini-RF/multimedia/feature_ice_like_deposits.html

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários