colorized_wright_mons_cropped

Possível Criovulcão de Plutão Pode Ser Maior Feição Desse Tipo No Sistema Solar Externo

Space Today
14 jan 2016

Users who have LIKED this post:

  • avatar

colorized_wright_mons_cropped

Os cientistas da missão New Horizons da NASA montaram essa visão colorida de mais alta resolução até o momento de um dos dois potenciais criovulcões registrados na superfície de Plutão pela sonda New Horizons, durante a sua passagem em Julho de 2015.

Com cerca de 150 quilômetros de diâmetro e 4 quilômetros de altura, essa feição, informalmente conhecida como Monte Wright, é enorme. Se essa feição for mesmo um vulcão como se suspeita, ela seria a maior feição desse tipo descoberta no Sistema Solar externo.

Os cientistas da missão estão intrigados com a distribuição esparsa do material avermelhado na imagem e se perguntam por que ele não é muito mais espalhado. O que também está deixando os cientistas perplexos é que existe somente uma cratera de impacto identificada no Monte Wright, o que diz aos cientistas que a superfície, bem como, parte da crosta subjacente foi criada relativamente recentemente. Isso, por sua vez, pode indicar que o Monte Wright esteve vulcanicamente ativo até mais tarde na história “geológica” de Plutão.

01142016_wrightmonsvolcano_context

Fonte:

http://www.nasa.gov/feature/possible-ice-volcano-on-pluto-has-the-wright-stuff

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários