Planetas Em Construção

Space Today
26 dez 2016

Users who have LIKED this post:

  • avatar

O nosso Sistema Solar formou-se a partir de uma enorme nuvem primordial de gás e poeira. A maior parte dessa nuvem deu origem ao Sol, enquanto que o disco de material restante, em rotação em torno do Sol, coalesceu nos planetas que hoje conhecemos — e onde vivemos.

Os astrônomos observam processos semelhantes a acontecer em outras estrelas no cosmos. Esta Fotografia da Semana mostra um disco em rotação, material restante que rodeia a estrela jovem HD 163296. Com o auxílio do poder de observação do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), situado no Chile, os astrónomos conseguiram distinguir estruturas específicas no disco, incluindo anéis concêntricos de material que rodeiam a estrela central. Os investigadores conseguiram ainda usar o ALMA para obter medições de alta resolução do gás e poeira que constituem o disco. Com estes dados puderam inferir detalhes cruciais da história de formação deste sistema estelar jovem.

Os três espaços vazios entre os anéis devem-se muito provavelmente a uma diminuição de poeira e, nos espaços vazios central e exterior, encontrou-se igualmente um menor nível de gás. A diminuição tanto de poeira como de gás sugere a presença de planetas recém formados, cada um com uma massa semelhante à de Saturno, esculpindo estes espaços nas suas novas órbitas.

Fonte:

http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1652a/

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.

lebron 14 bhm kd x still ua curry 4 curry 4 championship curry 4 black white adidas yeezy boost 350 v2 black white adidas yeezy boost 350 v2 triple white adidas yeezy boost 350 v2 cream white lebron 14 low kyrie 4 kyrie 3