Período de Grande Bombardeamento Criou As Rochas Mais Antigas da Terra

Space Today
14 ago 2018

Os cientistas acreditam que as rochas vindas do espaço podem ser responsáveis pelas rochas mais antigas encontradas na Terra.

De acordo com uma nova teoria proposta, que argumenta que o bombardeamento de meteoritos é a maneira mais provável de se explicar as condições de temperatura e pressão sob as quais as rochas canadenses de 4.02 bilhões de anos se formaram.

“Nós acreditamos que essas rochas podem ser as únicas sobreviventes da grande quantidade de impactos extraterrestres que caracterizaram os primeiros 600 milhões de anos na história da Terra”, disse o Tim Johnson, o principal autor do estudo e geólogo da Curtin University em Perth, na Austrália. Os resultados do trabalho foram apresentados numa conferência que está sendo realizada em Boston sobre o tema.

A equipe de pesquisadores estudou um tipo de rocha chamado de gnaisse Idiwhaa, que tem mais de 4 bilhões de anos de vida, encontrada na região noroeste do Canadá que é a faixa onde estão as rochas mais antigas da Terra. Embora, os cientistas identificaram grãos em rochas até mais velhas, esses grãos são tão pequenos que são praticamente microscópicos.

Especificamente, a equipe observou a composição química dessas rochas e modelaram em quais condições as rochas com essa receita poderiam ter se formado. A combinação mágica parecem ser temperaturas de mais de 900 graus Celsius, com baixas pressões.

Essa combinação não é tão comum para ser encontrada em circunstâncias normais, disseram os pesquisadores. Normalmente, as temperaturas mais altas estão relacionadas com as grandes profundidades da Terra, mas as pressões são altas também. A equipe então descobriu, que, os meteoritos poderiam resolver esse problema.

Isso porque, quando os meteoritos eram comuns, nos primeiros dias de vida da Terra, os impactos podem ter elevado as temperaturas a ponto de derreter as rochas no topo da crosta terrestre, nos primeiros 3 quilômetros, sem que as rochas experimentassem uma alta pressão.

A maior parte das rochas produzidas durante essa época voltaram para o interior da Terra através do movimento das placas tectônicas, derretendo definitivamente suas características. Mas as rochas de Idiwhaa permanecem, e que receberam esse nome do povo local Tlicho bem antes dos cientistas irem até lá analisar essas rochas.

A pesquisa foi publicada na revista Nature Geoscience.

Fonte:

https://www.space.com/41468-meteorite-bombardment-created-oldest-earth-rocks.html

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.