2016rb1

Pequeno asteroide passou próximo a Terra

Space Today
7 set 2016

-Elis Lopes

Um pequeno asteroide designado 2016 RB1 passou muito próximo a Terra hoje ás 18:20 horário de Brasília, com uma distância aproximada de 25.000 milhas ou 40.000 quilômetros, apenas 1/10 da distância entre Terra e Lua (384.400 km).

A órbita do asteroide levou-o a seguir (sobre) o pólo sul da Terra, por isso não passou dentro das órbitas de comunicação ou de satélites meteorológicos. 2016 RB1 é estimado entre 25 a 50 pés ( 7 e 16 metros ) de diâmetro. Isso é o mais próximo que a rocha espacial passará pela Terra por pelo menos o próximo meio século.
O asteroide 2016 RB1 foi descoberto em 05 de setembro de 2016, por astrônomos usando o telescópio refletor Cassegrain de 60 polegadas do Catalina Sky Survey, localizado no cume do Monte Lemmon nas montanhas Catalina norte de Tucson, Arizona - um projeto da NASA, Programa de Observações NEO, em colaboração com a Universidade de Arizona.
O site do Centro de Estudos de NEO tem uma lista completa de aproximações recentes e futuras, bem como todos os outros dados sobre as órbitas dos NEOs conhecidos (objetos próximos da Terra), de modo que os cientistas e membros da mídia e do público podem acompanhar informações sobre objetos conhecidos.
Link para o site: http://neo.jpl.nasa.gov/

Fonte:NASA
 
 

 

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • Guilherme Avelino

    Oi, acompanho o site de vocês faz um tempo.
    Ontem por volta das 18:40 minha irmãzinha veio até meu quarto enquanto eu fuçava no stellarium e perguntou coisas sobre ele e eu fui lá fora mostrar as estrelas que estávamos observando na tela em tempo real.
    Aqui onde eu moro, da pra ver Antares, Saturno e Marte fazendo um triangulo, antes ele apontava para o leste e agora com a movimentação de Marte ele aponta para o oeste, eu primeiro mostrei Marte e logo em seguida apontei para Saturno e fiquei observando alguns segundo com ela.Para minha surpresa havia alguma coisa brilhante se aproximando de Saturno, corri pra dentro do quarto e peguei meu óculos, quando eu voltei ela já estava perto de Antares, continuei observando aquele pontinho brilhante correndo pelo céu até sair do meu campo de visão, ele rasgou com uma magnitude entre 1.50 e 2.50 numa velocidade bem rápida, tudo durou uns 2 minutos.
    Minha irmãzinha ficou a noite inteira me perguntando o que era aquilo e eu não fazia ideia do que poderia ter sido, agora estou me perguntando se não pode ter sido esse asteroide, existe alguma maneira de descobrir?
    Menos importante, tenho essa foto do triangulo quando ele ainda apontava para o leste.