Paolo Nespoli Flagra Meteoroide Brilhante Entrando na Atmosfera da Terra Direto da ISS

Space Today
16 nov 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

O vídeo acima mostra uma série de fotos noturnas feitas pelo astronauta da ESA, Paolo Nespoli, em 5 de Novembro de 2017, por volta das 20:33 hora de Brasília, mostrada nesse time-lapse com um intervalo de 1 segundo. O vídeo foi feito enquanto a Estação Espacial Internacional voava desde a parte sul do Oceano Atlântico até sobre o Cazaquistão.

Paolo teve uma grande sorte pois conseguiu registrar uma bola de fogo rápida caindo na Terra sobre o Oceano Atlântico, na costa oeste da África do Sul. Para ver o bólido cruzando a atmosfera da Terra, veja com cuidado o vídeo entre 7 e 8 segundos, na parte superior direita do vídeo.

Uma bola de fogo como essa, é basicamente um meteoroide bem brilhante, uma pequena rocha espacial, que ao entrar na atmosfera da Terra é queimada e brilha mais que o fundo estrelado.

Esse meteoroide particular estava se movendo mais rápido do que o normal, com uma velocidade estimada de 40 km/s de acordo com os especialistas que trabalham no Space Situational Awareness Programme da ESA sobre NEOs.

“Essa velocidade é bem rápida para meteoroides que normalmente entram na atmosfera da Terra com uma velocidade de cerca de 20 km/s”, disse Rüdiger Jehn, gerente do SSA NEO.

O astronauta da ESA Paolo Nespoli está atualmente trabalhando e vivendo a bordo da Estação Espacial Internacional como parte da missão de longa duração VITA, da Agência Espacial Italiana.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.