Babi_and_Aten_NavCam

Pairando Sobre a Região de Aten no Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko

Space Today
23 maio 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Babi_and_Aten_NavCam

A imagem acima foi feita pela sonda Rosetta no dia 27 de Outubro de 2014, a uma distância de cerca de 9.8 km do núcleo do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, com um único frame da câmera NAVCAM da sonda. Devido à geometria de visualização, a maior parte da cena está de fato mais próxima da câmera. A escala da imagem é de 75 cm/pixel, e a imagem se espalha por cerca de 770 metros de diâmetro.

Essa visão destaca a impressionante fronteira entre duas regiões vizinhas, porém, morfologicamente diferentes, Babi e Aten, que estão no lobo maior do cometa. Na parte superior da imagem, as duas áreas aparentemente lisas e brilhantes cobertas com material mais frágil, pertencem à região Babi, que se sobrepõe a parte da depressão estreita e alongada da região Aten.

ESA_Rosetta_NavCam_20141027_context

Os terrenos mais ásperos e acidentados de Aten, são visíveis logo abaixo do desfiladeiro íngreme que separa ela da sua vizinha. Em contraste à região Babi e à região Ash vizinha – pequenas porções das quais são visíveis na parte inferior da imagem bem como em direção à parte superior direita – a Aten não é coberta com uma poeira suave, mas aparece com muitos pedaços soltos de rochas.

Getting_to_know_Rosetta_s_comet_region_maps

De acordo com o já clássico artigo de Nicolas Thomas e colegas, a depressão de Aten pode ser o resultado de um ou mais episódios de uma grande perda de massa na história do cometa. O volume da depressão é de cerca de 0.12 Km3, o que é equivalente a quase 50 vezes o volume da Grande Pirâmide de Giza.

ESA_Rosetta_NavCam_20150228_annotated

O mapa regional do 67P/C-G mostra a forma da depressão Aten, cunhada entre as regiões vizinhas de Babi, Ash e Kherpy. A depressão completa pode ser claramente visível nas imagens abaixo.

Comet_on_12_May_2015_NavCam

A espreita, no canto superior esquerdo da imagem estão partes do lobo menor do cometa, incluindo a região de Ma’at e pistas dos precipícios de Hathor.

ESA_Rosetta_NavCam_20141027

Fonte:

http://blogs.esa.int/rosetta/2015/05/22/cometwatch-closeup-looming-over-aten/

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários