Os Rios E Os Lagos Congelados do Norte do Canadá

Space Today
11 jul 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

No dia 29 de Maio de 2017, o instrumento Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer, ou MODIS, a bordo do satélite Terra da NASA, registrou essa bela imagem do gelo cobrindo o Golfo de Amudsen, o Lago Great Bear, e numerosos pequenos lagos na parte norte dos territórios do noroeste do Canadá e de Nanavut. O gelo marinho se forma normalmente no Golfo de Amudsen, em Dezembro e Janeiro e se quebra em Junho ou Julho. O gelo em lagos e em rios nessa área, seguem aproximadamente o mesmo padrão, apesar dos lagos mais rasos se congelarem mais cedo no outono e derreterem mais cedo na primavera também na primavera, do que os lagos maiores e mais profundos.

Os lagos congelados e os rios congelados são uma importante marca da paisagem do Ártico. Apesar de serem muito dispersos, os lagos cobrem entre 40 e 50% do terreno em muitas partes do Ártico, e os lagos e rios congelados sazonais cobrem cerca de dois terços de toda a superfície do planeta Terra. Como os lagos e os rios, possuem uma taxa de evaporação maior do que a superfície nas altas latitudes, entender e monitorar a cobertura sazonal de gelo é algo crítico para se prever com precisão o clima e entender também os processos climáticos regionais.

Os lagos e os rios congelados também afetam as pessoas que vivem no Ártico. Estrados de gelo sazonais servem como uma importante rota de transporte para muitas comunidades. As geleiras podem produzir perigos e riscos repentinos para as instalações de energia hidroelétrica, para infraestrutura e para assentamentos humanos. As mudanças nas condições do gelo também são desafiantes para barcos. Além disso, o gelo se desenvolve através de diferentes processos hidrológicos que podem afetar a qualidade da água.

No entanto, os rios e os lagos congelados têm despertado menos atenção para os cientistas. De acordo com uma análise recentemente publicada, aproximadamente 50 artigos científicos por ano são publicados sobre rio e lagos congelados por ano. Em comparação, mais de 600 artigos por ano são escritos sobre as geleiras, 500 sobre neve, 350 sobre mares congelados e 250 sobre permafrost.

Crédito da Imagem: NASA Earth Observatory images by Joshua Stevens, using MODIS data from LANCE/EOSDIS Rapid Response.

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/lakes-and-rivers-have-ice-too

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.